Mulheres vivem uma rotina de medo e insegurança por estarem desacompanhadas em pontos de ônibus na capital Boa Vista. Se caminhar na rua já revela o receio de ser assaltada, assediada e até estuprada, imagine ficar parada à noite em uma rua sem pouca movimentação.
Para coibir práticas criminosas, o vereador Bruno Perez (MDB) apresentou uma sugestão à Prefeitura de Boa Vista para que os motoristas de ônibus do transporte público parem fora dos pontos das 22h às 0h para embarque e desembarque de mulheres desacompanhadas, e isso deve ocorrer desde que as mesmas estejam na rota pré-estabelecida pela empresa de transporte.
“Essa indicação atende as necessidades das mulheres que utilizam a parada de ônibus tarde da noite e certamente ficam vulneráveis aos criminosos. Se essa medida passar a vigorar, elas poderão procurar um lugar mais claro e seguro para dar o sinal e solicitar que o motorista obrigatoriamente dentro daquela rota possa parar e recolher a passageira”, explicou.
Essa medida visa a segurança de mulheres que estão saindo de seus trabalhos e escolas, e segue exemplos adotados em outras cidades e que deram resultados significativos.