Para proporcionar maior segurança no trânsito na capital, as equipes da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) estão revitalizando a sinalização horizontal da cidade, incluindo linhas divisórias de veículos e as faixas de pedestres. O trabalho contínuo foi intensificado em julho, com a diminuição das chuvas.
O Centro Cívico foi o primeiro local a receber os serviços da prefeitura nesta semana. Na avenida Jaime Brasil, os blocos de concreto foram substituídos por meio-fio. O mesmo aconteceu na avenida Centenário, na zona oeste de Boa Vista, para melhorar sua condição, funcionalidade e aparência.
Até início do ano de 2024, todas as principais vias da capital terão a sinalização viária horizontal revitalizada. A previsão é atender 340 km de ruas e avenidas com o serviço. Para se ter uma ideia, nos últimos dois anos, a prefeitura pintou cerca de 832,38 km lineares de vias municipais sinalizadas.
Esse trabalho está sendo bem recebido pela população, que entende ser essa uma forma de aumentar a segurança no trânsito. “Uma cidade sinalizada ajuda muito a manter a educação no trânsito, principalmente para os pedestres. Esses serviços mostram o quanto a gestão está preocupada com a população e a mobilidade urbana da cidade”, disse Rosicleide Oliveira, microempreendedora.
Rotatória
Já no cruzamento da avenida Surumu com a Benjamin Constant, a prefeitura está implantando uma rotatória. De acordo com o diretor do Departamento de Engenharia de Trânsito da SMST, Iury Aragão, os trabalhos visam principalmente reduzir os acidentes que são frequentes no local. Para isso, são feitos estudos de viabilidade do trânsito.
“Nós consideramos fatores como volume de tráfego, velocidade dos veículos, histórico de acidentes e espaço disponível para a construção da rotatória. A prefeitura adotou essa medida para atender as necessidades específicas deste cruzamento. Nós queremos diminuir a velocidade dos veículos e consequentemente diminuir o número de acidentes”, explicou Iury.
Depois dessa etapa, será feita sinalização vertical com instalação de placas para orientar os motoristas em pontos de parada obrigatória, redução de velocidade e preferência na passagem de veículos. No entanto, o respeito à sinalização garante um trânsito mais organizado e seguro para os condutores e pedestres.
Ráyra Fernandes