Escritório Social promove solidariedade ao desenvolver projeto de arrecadação de roupas para reeducandos do sistema prisional

Com parceria da ALE-RR, programa visa a reinserção de ex-detentos na sociedade. – Fotos: Eduardo Andrade/Marley Lima

O Escritório Social, programa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que em Roraima tem como principal parceira a Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RR), tem promovido a campanha “Armário Social”, com o objetivo de arrecadar roupas e calçados para reeducandos do sistema prisional. O foco da ação é beneficiar reclusos que possuem saída temporária, alvarás de soltura, bem como custodiados que participam de audiências admonitórias e pessoas egressas.

Com o slogan “Despindo preconceitos e vestindo cidadania”, a campanha realizou a primeira doação em maio deste ano, na Cadeia Pública Masculina em Boa Vista. A próxima entrega de roupas e calçados será feita no dia 12 de agosto, na Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc).

Décima Rosado

Para tanto, a coordenadora do Escritório Social, Décima Rosado, destacou a importância de se aproveitar o período de férias para ajudar aqueles que mais precisam. Ela convidou a população a se engajar na campanha, afirmando que cada doação é um gesto de amor e empatia.

“Ao limparmos nossos armários, podemos fazer a diferença na vida de alguém. As roupas e calçados que não utilizamos mais podem ser essenciais para quem enfrenta dificuldades. Nesse momento especial de férias, convido a todos a doarem, compartilhando o que temos com o próximo”, ressaltou a coordenadora.

Décima frisou ainda que o projeto foi motivado, principalmente, pela dificuldade que muitos presidiários possuem em ter vestimentas adequadas no momento de deixar o presídio, o que gera atitudes preconceituosas e incorretas.

“Houve um caso de um reeducando, beneficiado com a saída temporária, que foi associado a um fugitivo, justamente por estar trajando a farda laranja nas ruas. Por isso, não é interessante que eles saiam do sistema prisional vestidos com o fardamento, pois juntamente a essa roupa vem associado o preconceito e a discriminação social”, concluiu.

Cinco pontos de coleta

A campanha “Armário Social” tem caráter permanente e a população pode realizar a doação de vestimentas e calçados em um dos seguintes pontos de coleta:

● Assembleia Legislativa do Estado de Roraima

Endereço: Praça do Centro Cívico, 202 – Centro, Boa Vista – RR

● Escritório Social Roraima

Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 4876, São Pedro – Boa Vista, RR

● Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania- Sejuc

Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 8120 – São Vicente, Boa Vista- RR

● Defensoria Pública Criminal

Endereço: Rua Soldado PM Arineu Ferreira Lima, 1415 – Caranã, Boa Vista – RR

● Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social – Setrabes

Endereço: Av. Mário Homem de Melo, 2310 – Mecejana, Boa Vista – RR

O programa

O Escritório Social faz parte do programa Fazendo Justiça, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em Boa Vista, foi implantado por meio de um termo de cooperação técnica entre os Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo do Estado, sendo a Assembleia Legislativa de Roraima a principal parceira financeira e de logística do programa.

O Escritório Social presta auxílio psicológico, jurídico, social e administrativo aos egressos e pré-egressos do sistema prisional e seus familiares. Desde o lançamento em 2019, o programa fez mais de 1700 atendimentos, possibilitando a redução da reincidência criminal e a promoção da inclusão desses indivíduos no mercado de trabalho.

Os interessados em buscar ajuda no Escritório Social devem se dirigir à Avenida Getúlio Vargas, nº 4.876, bairro São Pedro, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (95) 98402-2591 ou ainda pelo e-mail escritoriosocial@gmail.com.

Anderson Caldas

 

 

Veja também

Topo