Estoque crítico: Hemoraima convoca doadores voluntários das tipagens sanguíneas O+ e O-

O horário de funcionamento do Hemoraima é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h. – Fotos: Ascom/Sesau

O Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) vem a público convocar o comparecimento de doadores voluntários de O+ e O-. Ambas as tipagens encontram-se atualmente em estoque crítico.

“Precisamos de bolsas de O- e O+ para atender os pacientes que necessitam de transfusão nesse período crítico, já que os nossos estoques estão em baixa para essas duas tipagens”, reforçou a assistente social do setor de Captação de Doadores da unidade, Rejane Dias.

Para ser um doador de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.

No momento da doação, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Caso o interessado seja menor de 18 anos, o mesmo deve ter o consentimento formal dos pais ou de responsável legal.

Se encaixando nesses critérios, o doador é cadastrado e encaminhado para uma entrevista, para em seguida passar por uma triagem. Não havendo nenhum impedimento, ele é encaminhado para a sala de coleta onde é feita a doação, que dura no máximo 10 minutos.

O horário de funcionamento do Hemoraima é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h. O nosso telefone de contato é o (95) 98404-9593. “Venham doar sangue O+ e O-”, reforçou Rejane.

Minervaldo Lopes

 

Veja também

Topo