Startups roraimenses estão na final do Desafio Sebrae Like a Boss

Competição nacional destaca o potencial empreendedor do estado e coloca Roraima no cenário das inovações e do empreendedorismo de impacto. – Fotos: Ascom/Sebrae-RR

O estado de Roraima tem se destacado no cenário das startups, e o Desafio Sebrae Like a Boss tem desempenhado um papel fundamental no impulsionamento desse ecossistema empreendedor. A competição busca identificar e apoiar os empreendedores mais promissores do país, colocando Roraima no mapa das inovações e do empreendedorismo de impacto.

A seletiva nacional do Desafio Sebrae Like a Boss, que ocorreu recentemente, selecionou as melhores startups de diversas regiões do Brasil. Entre as 24 startups escolhidas para a etapa final, duas delas são originárias de Roraima, demonstrando o potencial empreendedor do estado e a qualidade dos projetos desenvolvidos localmente.

A seletiva nacional do Desafio Sebrae Like a Boss é uma oportunidade ímpar para as startups mostrarem seus produtos, serviços e modelos de negócio diante de uma banca composta por especialistas, investidores e representantes do ecossistema empreendedor. Além disso, a competição oferece mentoria, capacitações e conexões estratégicas, contribuindo para o desenvolvimento e amadurecimento dos empreendedores e suas startups.

Um dos momentos mais aguardados do Desafio Sebrae Like a Boss é o Startup Summit, uma conferência que reúne empreendedores, investidores, especialistas e entusiastas do ecossistema de startups. Durante o evento, as startups selecionadas têm a oportunidade de apresentar seus projetos em um palco de destaque, além de participar de debates, painéis e workshops com profissionais renomados do setor.

Dentre as startups de Roraima selecionadas para a etapa final do Desafio Sebrae Like a Boss, estão a Zeta Venom Farmacêutica e a SocialMe. A Zeta Venom Farmacêutica é uma empresa inovadora que desenvolveu o Venom-Block, um tratamento alternativo para picadas de cobra. A vantagem do tratamento é que ele não utiliza anticorpos de cavalos, sendo composto principalmente por inibidores sintéticos e recombinantes, além de drogas convencionais do mercado, o que reduz significativamente os custos de desenvolvimento e testes clínicos e regulatórios. O Venom Block pode ser auto aplicado e adquirido por qualquer indivíduo.

Felipe Cerni, CPO da Zeta Venom, diz que iniciar dentro da região Amazônica uma Startup no segmento farmacêutico com objetivo de tratar uma problemática negligenciada foi um grande desafio.

Arthur Gerônimo e Fábio Noronha, da SocialME.

No entanto, foi através da persistência da equipe e participação em diversos programas de capacitação do próprio SEBRAE que conseguimos lapidar nossa Startup e apresentar ao mercado a relevância do nosso produto. Assim, receber essa indicação de Top 24 entre as Startups brasileiras comprova que estamos na direção certa,
conclui Felipe Cerni, CPO da Zeta Venom.

Já a SocialMe é uma Startup roraimense que desenvolve tecnologias de impacto social, presente em mais de 11 cidades do Brasil. Uma de suas tecnologias é a Plataforma Alertas Primeira Infância, que reúne dados das áreas de educação, saúde e assistência social, para gerar previsão de casos de crianças e gestantes em situação de risco, bem como monitorar a solução desses casos.

Pode até parecer clichê, mas meus olhos brilham e meu coração esquenta quando eu falo sobre esse projeto porque para mim a SocialME é realmente uma missão que nos foi dada para ajudar a salvar vidas,
conta Fábio Noronha, CEO da startup SocialMe.

Essas duas startups representam o potencial criativo e empreendedor de Roraima, demonstrando que é possível desenvolver soluções inovadoras mesmo em um ambiente desafiador. A participação no Desafio Sebrae Like a Boss proporciona visibilidade, networking e a oportunidade de conquistar investimentos que impulsionem o crescimento e a consolidação dessas startups no mercado nacional e internacional.

O Desafio Sebrae Like a Boss continua atraindo empreendedores de todo o país, colocando Roraima em destaque no cenário das startups brasileiras. Com a valorização do empreendedorismo e o apoio de iniciativas como essa, o estado tem demonstrado seu potencial para se tornar um polo de inovação e desenvolvimento tecnológico. O futuro promissor das startups de Roraima está alinhado com a missão do Sebrae de fomentar a cultura empreendedora e impulsionar a economia regional.

Próximas etapas da trilha

As startups roraimenses participarão de rodadas de mentorias para preparação de pitch e go-to-market, a serem apresentadas durante o Startup Summit 2023 em Florianópolis-SC, além de terem interação com a agenda do programa Capital Empreendedor por meio de rodada de negócios.

 

 

Veja também

Topo