A 2ª Vara da Família do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) passou por mudanças significativas na sala de audiências, resultando em um espaço mais lúdico e acolhedor. A iniciativa incluiu a adição de brinquedos no ambiente e a pintura de um painel orgânico com a frase inspiradora “Ao entrar ou sair de uma vida, feche a porta do amor”.
A juíza titular da 2ª Vara da Família, Joana Sarmento de Matos, destacou que a transformação teve como objetivo criar um ambiente mais harmonioso e acolhedor. “A ideia surgiu durante os mutirões de investigação de paternidade e logo foi expandida. Com a presença dos brinquedos, as crianças se sentem mais confortáveis e colaboram, permitindo que os pais possam conversar de maneira mais tranquila para resolver seus problemas de forma harmoniosa. A pintura do painel também visa transmitir uma atmosfera acolhedora”.
A 1ª e 2ª Varas da Família são responsáveis por lidar com processos relacionados a inventários, testamentos, separação judicial, divórcio, anulação de casamento, investigação de paternidade, ação de alimentos, entre outros. Além disso, audiências de conciliação e mediação são realizadas para buscar a solução de conflitos de forma ágil, sem a necessidade de um processo longo, onde as partes envolvidas podem encontrar uma solução com o auxílio de um mediador ou conciliador.
Os trabalhos foram realizados pela desing Gabriela Ferraz e a artista de pintura orgânica Vithória Beatriz.