Como parte da programação da 1ª Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento em Roraima, realizada em Boa Vista, uma comitiva da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) visitou vários polos de pesquisas científicas e tecnológicas na Capital, entre eles o CBV (Campus Boa Vista) do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima), que é um dos credenciados, junto com o CNP (Campus Novo Paraíso) e o CAM (Campus Amajari), no Capda (Comitê de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia) para receber apoio e firmar parcerias.
No CBV, a comitiva pôde verificar in loco o funcionamento dos laboratórios de eletrônica, robótica e análises clínicas, e o do Energif (Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética nas Instituições Federais de Educação). O objetivo da ação foi captar informações sobre projetos que possam ser de interesse de investidores de Manaus, no Amazonas, ou de outras localidades da Amazônia Ocidental e do Amapá.
O superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação da Suframa, Waldenir Vieira, que conduziu a comitiva, avaliou que a visita foi produtiva diante do que pôde ser verificado no desenvolvimento dos projetos, usando a estrutura disponível no campus.
“A visita foi muito boa, nos surpreendeu muito, pois pudemos verificar o empenho envolvido nos projetos. É possível ver que muito é feito com pouco e que grandes resultados já estão sendo obtidos pelas equipes de estudantes que estão trabalhando nas iniciativas. Acredito no grande potencial de desenvolvimento de tecnologia pelo IFRR para melhorar a qualidade de vida da população local, e a Suframa está disponível para isso, para fomentar a pesquisa junto aos institutos”, disse.
Durante a visita, a comitiva pôde orientar também profissionais de pesquisa do instituto e pessoas à frente de coordenações sobre editais e recursos disponíveis, além de mostrar como proceder para ter acesso.
A diretora da Agif (Agência de Inovação) do IFRR, Karla Santana, também avaliou o resultado da articulação feita para a realização da visita como positivo e com perspectivas de viabilização de novas ações de incentivo à pesquisa e inovação no instituto.
“Pudemos mostrar para as pessoas que estavam aqui representando a Suframa todo o trabalho que estamos desenvolvendo, ainda sem tanto recursos de instituições de fomento, e comprovar o potencial real que temos de apresentar resultados tecnológicos. A partir disso, despertar o interesse dessas pessoas para nossas ações e consolidar a rede de contatos necessária para isso, além de receber as orientações necessárias para concretizar a participação em importantes editais. As perspectivas, então, são as melhores para que a avaliação feita a partir dessa visita seja o caminho para possíveis novas parcerias e apoios”, comentou Karla.
A reitora do IFRR, professor Nilra Jane Filgueiras, que recomendou a promoção de ações estratégicas das equipes do instituto com a realização da 1ª Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento em Roraima e a oportunidade da presença da comitiva da Suframa na Capital, destacou a necessidade de aproveitar esses momentos para buscar cada vez mais cooperações institucionais para o desenvolvimento das atividades da instituição.
“Considero muito importante que nossas equipes estratégicas estejam atentas a esses momentos tão importantes para nosso estado, como foi a Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento, para dar mais visibilidade ao que pesquisadores e pesquisadoras do IFRR vêm fazendo, além de estudantes, e, a partir daí, conseguir mais apoio para esse trabalho, visando entregar sempre o que for de melhor para nossa sociedade. Agora a gestão da Suframa já conhece parte da nossa estrutura. Temos ainda mais base para dar os próximos passos em busca de fomento para o desenvolvimento do estado”, declarou a reitora.