O Governo de Roraima vai realizar a primeira reforma geral da Escola Estadual Indígena José Marcolino, comunidade indígena do Contão, em Pacaraima, que foi inaugurada há 45 anos.
O anúncio foi feito pelo governador Antonio Denarium durante o evento Governo Presente, que beneficiou moradores da região com suprimentos agrícolas, e atendimentos do Programa Cesta da Família.
“Está autorizada a reforma total da Escola Indígena José Marcolino, e terá mobiliário novo como carteiras, kits de refeitório, quadros brancos, centrais de ar e outros utensílios para dar conforto aos mais de 400 alunos atendidos do Contão e de outras 15 comunidades de Pacaraima e Uiramutã”, declarou o governador Antonio Denarium no evento.
Nesta semana, equipes técnicas da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e da Seinf (Secretaria de Infraestrutura) visitam novamente o município para definir um novo local para alocar os estudantes enquanto a reforma é executada.
“Faremos uma adequação enquanto os estudantes não voltam para o prédio original. Quando a reforma finalizar, toda a escola receberá mobiliário novo e será refrigerada, atendendo a mais um pedido da população pelo governador Antonio Denarium”, ressaltou o secretário-adjunto da Seed, Semaias Alexandre Silva.
Fundada em 1978, há 45 anos a escola não recebe manutenção predial. Uma demanda antiga da comunidade que agora se torna realidade. Emocionado, o Tuxaua Vitoriano Gustavo celebra a notícia com a comunidade escolar.
“Fico feliz em ouvir que nossos filhos, nossos alunos, que chegaram à etapa final de futsal dos 50º Jogos Escolares de Roraima, vão poder usufruir de uma quadra bonita, e ampliada. Parece que estou sonhando em ver esta escola de outra forma de como esteve todo esse tempo até aqui”, relatou.
Layse Menezes