A AGROBV 2023 que acontecerá entre os dias 28 a 30 de julho, no Campo Experimental do Centro de Difusão Tecnológica (CDT), localizado na RR-321, Km 5, região do Bom Intento, será aberto ao público durante os três dias do evento, das 8h às 18h e terá diversos serviços voltados na área da saúde, primeira infância com uma Fazendinha, praça de alimentação e até shows musicais com a participação de artistas locais.
Durante a Maior Feira do Agro de Roraima o prefeito Arthur Henrique vai anunciar novidades para empreendedores da agricultura familiar. Esse ano, terá nove talhões de diversos tipos de cultivares plantadas em 22 hectares no Campo Experimental, dentre eles: o milho, a soja, hortifrútis e claro, o tradicional campo de girassóis, que a cada edição tem atraído milhares de pessoas.
A feira contará com a participação de 44 empresas que estarão expondo máquinas, implementos, insumos agrícolas, veículos, agentes financiadores e instituições de ensino da área de agrárias. Como também 20 espaços voltadas a agricultura familiar e 17 ambulantes com apoio da Agência Municipal de Empreendedorismo e Fomento de Boa Vista (AME), oferecendo diversos produtos gastronômicos e artesanais.
3ª edição da Corrida AgroRun
A largada será a partir das 7h de sábado, 29, e contará com 600 participantes. A prova será em um percurso de 5 km. Os atletas desta corrida de aventura vão percorrer trilhas, estradas de barro e poças d’água nas proximidades do Campo Experimental.
Campo de girassóis
O espaço é tradição e bastante visitado a cada edição da AGROBV. Seu cultivo é avaliado a adaptação da cultura, condições de solo e clima no Estado. Este ano, a prefeitura cultivou uma variedade de porte baixo, o Altis 99, destinada para a produção de óleo.
Programação oficial
Dia 28/07 – Sexta-feira
Aberto para visitação das 8h às 18h
Dia 29/07 – Sábado
3ª AgroBVRun – 7h largada
Aberto para visitação das 8h às 18h
*Shows musicais
Reinaldo e Danilo – 11h às 12h30
Emerson e banda – 12h50 às 14h20
Xote Bruto – 14h40 às 16h10
Talita e Kauan – 16h30 às 18h
Dia 30/07 – Domingo
Aberto para visitação das 8h às 18h
*Shows musicais
Walter Tavares – 11h às 12h30
Remela de Gato – 12h50 às 14h20
Márcia Luz e banda – 14h40 às 16h10
Nadynne Leal – 16h30 às 18h
Serviços oferecidos
Fazendinha – Exposição de animais em uma tenda com baias: Mini vaca com bezerro, casal de mini vaca e mini boi, casal de pôneis, ganso, coelho, preá, galinha com pintinhos, carneiro de lã e liso, bode e cabra, além de uma porca com leitões.
Primeira Infância – O programa Família que Acolhe preparou o Cantinho da Amamentação e Fraldário e também terá um espaço lúdico integrado com as secretarias municipais de Gestão Social e de Educação e Cultura. Neste espaço terão diversas atividades recreativas para as crianças se divertirem e brincarem.
Oficina de nutrição da SMEC – Público poderá acompanhar como é feito o preparo de pratos da alimentação escolar de Boa Vista, com a presença de uma merendeira da rede municipal. Neste espaço também terão painéis educativos que contam em 12 imagens o caminho que o alimento faz do agro até o prato dos alunos.
Projeto Crescer – Os integrantes da oficina de Educação Ambiental e Compostagem comercializarão seus produtos no evento, como mudas de plantas frutíferas e ornamentais, fertilizantes naturais e levarão também uma maquete de uma leira de compostagem (composteira) para ensinar como produzir composto na propriedade rural. Jovens das oficinas de Serigrafia, Marcenaria, de Corte e Costura e Panificação também estarão com seus produtos no evento.
Saúde – Terá uma tenda com multivacinação, entrega de preservativos, minipalestras sobre os agravos de saúde, como Sarampo, ISTs, Tuberculose e Hanseníase, além de emissão e atualização do cartão SUS. Se vai à AgroBV leve seu cartão de vacina e mantenha as doses em dia.
Praça de Alimentação – A feira contará com três restaurantes, além de 17 vendedores ambulantes.
Balcão de Informações e Coleta de Recicláveis – A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) vai promover ações ambientais durante o evento em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas – INPEV e com as Associações de Catadores de Boa Vista. Será montado um “Balcão de Informações” com o objetivo de sensibilizar sobre os cuidados com a gestão pós-consumo das embalagens vazias de agrotóxicos e ao longo espaço serão instalados contêineres para a coleta de resíduos recicláveis.
Ceiça Chaves e Wandilson Prata