A segurança do São João no Parque Anauá, o maior arraial do Norte do Brasil, está sendo feita neste ano com o apoio de câmeras de reconhecimento facial. O uso da tecnologia de ponta é mais uma novidade que o Governo de Roraima traz para as noites de festa e que visa garantir mais tranquilidade a todos os visitantes do evento.
Após planejamento minucioso, as forças de segurança que trabalham de forma integrada nas cinco noites de arraial se revezam no controle, monitoramento e captação de dados.
O governador Antonio Denarium ressaltou que a população roraimense pode curtir as noites de festa com tranquilidade. “O Governo tem essa preocupação com a proteção da sociedade e as nossas polícias estão no São João garantindo a segurança de quem participa da festa para curtir a festa e os shows com a família em paz e tranquilidade”, declarou.
De acordo com o secretário da Sesp (Secretaria de Segurança Pública), André Fernandes, a nova tecnologia é um diferencial na promoção da paz e da segurança em grandes eventos com aglomeração de pessoas e em diversas áreas. Ele explica que enquanto as câmeras tradicionais apenas captam imagens, a nova tecnologia com reconhecimento facial consegue identificar as pessoas que surgem na tela.
“Espalhamos 23 câmeras em pontos estratégicos nas dependências do Parque, todas com sistema de reconhecimento facial para identificar possíveis infratores e pessoas que tenham mandado de prisão em aberto ou que por algum motivo ou decisão judicial estariam impedidas de estar ali. A tecnologia cruza informações extraídas de diferentes bases de dados sobre os cidadãos e com isso realizamos um trabalho mais eficiente”, explicou.
O painel de monitoramento das câmeras e o efetivo operacional são realizados por servidores de todas as forças estaduais, entre homens e mulheres da PMRR (Polícia Militar de Roraima), da PCRR (Polícia Civil de Roraima), da Polícia Penal, do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militares de Roraima) e do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito).
A coordenação do esquema operacional de segurança durante o evento é de responsabilidade da Sesp, cerca de 200 homens e mulheres (por dia), entre policiais, bombeiros e agentes estão trabalhando no arraial deste ano.
Forças de segurança estaduais trabalham de forma integrada para garantir tranquilidade nas noites de festa
O comandante do CPC (Comando de Policiamento da Capital) da Polícia Militar, tenente coronel Rocha, explicou que diariamente, a PM disponibilizará 150 policiais, tanto no policiamento ostensivo da área interna, onde acontecem os shows e demais atrações, quanto no entorno do Parque.
“O evento está ocorrendo de forma muito segura, e as forças estaduais estão trabalhando de forma integrada pela tranquilidade de todos. O efetivo da PM também continua com o policiamento ostensivo em toda a cidade e para contribuir com a realização da festa, chamamos os policiais que estavam de folga para garantir a segurança da população visitante”, disse.
O comandante do CBMRR, coronel Anderson Carvalho de Matos, explicou da participação dos bombeiros militares no São João no Parque Anauá 2023, ressaltando que a atuação da corporação começa de forma antecipada, ainda na montagem das estruturas, do palco, iluminação, som e arquibancadas.
“Tudo isso passa primeiramente por uma vistoria do Corpo de Bombeiros, aferindo a conformidade para posterior liberação. Nossa atuação é bem efetiva, principalmente na avaliação da segurança de todas essas estruturas”, detalhou.
O comandante explicou ainda que as equipes fizeram as vistorias necessárias para a realização do evento e emitiu o documento de liberação, que é o auto de vistoria do CBMRR e, que os profissionais estarão atuando em outras frentes durante os dias de realização do Arraial.
“Foi feito todo um trabalho preventivo e também temos equipes de pronta resposta em casos de acidentes, necessidades ou mal súbito. São 15 profissionais diariamente a postos para atender ocorrências pré-hospitalares, salvamentos diversos e outras situações”, enfatizou.
“Estamos realizando o monitoramento das câmeras, em parceria com as demais instituições de Segurança Pública, para assim garantirmos um evento tranquilo. Todos os dias, dois policiais penais estarão trabalhando na central de monitoramento”, complementou o secretário da Sejuc (Secretaria da Justiça e da Cidadania), Hércules Pereira, sobre o trabalho da Polícia Penal nas consultas de possíveis foragidos ou pessoas em descumprimento da lei e problemas com a Justiça.
A Sejuc também participa com uma equipe do Projeto Renascer, um trabalho da Polícia Penal voltado à ressocialização de reeducandos do sistema prisional.
O GRT (Grupo de Resposta Tática) da Polícia Civil atuará durante as cinco noites, contribuindo com o policiamento e abordagem de indivíduos em situação suspeita.
Aprovação
A participação do público foi bem expressiva na primeira noite de São João, com o show de Mano Walter, que atraiu um público de mais de 70 mil pessoas. A decoração característica, colorida e bem detalhada, as diversas atrações culturais, a gastronomia típica, as apresentações de artistas nacionais e locais chamaram a atenção dos visitantes, que se mostraram contentes e maravilhados com tantas opções de entretenimento e lazer.
O empresário Rivenildo Brito, morador do bairro Aparecida, elogiou a organização e as atrações do mais tradicional arraial do norte do país. “Tá tudo muito bonito, bem organizado e a gente se sente seguro. Tem opção para todos os gostos. O Governo de Roraima está de parabéns e espero que ele repita isso muitas outras vezes, porque está realmente muito bom”, opinou o visitante.
A integrante da Quadrilha Evolução, Junina Jamile Amarante, explicou que esta é a primeira vez que ela dança em cima de um tablado e participa de uma apresentação desta natureza. “Estou achando tudo maravilhoso, a organização e tudo o mais. Este é um dia muito especial para mim e eu estou amando estar aqui, tá tudo muito lindo”.
A vendedora de uma loja de materiais de construção, Maria do Carmo, que foi ao Parque acompanhada da família, falou que a organização e a decoração do evento a surpreendeu.
“Tá muito bonito, bem decorado e tem bastante opção de barracas; tem muita coisa boa para comer e para ver também. Me surpreendi com tanta coisa que tem por aqui”,
Dona Maria comentou que, por problemas de saúde, não iria esperar para ver a atração nacional da noite, o cantor Mano Walter, mas que muitas pessoas que ela conhece viriam prestigiar o show e ainda, que ela iria recomendar aos amigos, para que também participem desta festa linda e muito bem organizada pelo Governo.
São João
Maior e mais tradicional festa de arraial da Região Norte, promovida pelo Governo de Roraima, o São João no Parque Anauá reúne gastronomia típica, muita música, atrações culturais e diversão para toda a família. Os cinco dias de realização do evento contarão, ao todo, com 50 atrações locais, três atrações nacionais, 28 quadrilhas juninas e mais de 150 espaços para comercialização de produtos.
É uma festa planejada para promover entretenimento e diversão para todos os públicos, das mais diferentes faixas etárias e tudo isso aliado à segurança e organização. O evento segue até o sábado, 29, com entrada gratuita.
Salete Giacomet