Energia, disposição e sentimento de dever cumprido marcaram a primeira troca de faixas dos atletas da modalidade de caratê do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), da Assembleia Legislativa de Roraima, no Polo Pedra Pintada, na manhã deste domingo, 30. Da faixa branca, 17 meninos e meninas migraram para a cor azul-celeste.
Antes, os caratecas e atletas convidados participaram de um torneio interno onde mostraram, no tatame, as habilidades e o aprendizado adquirido no decorrer das aulas. O polo tem parceria com a Associação Bonsai DoJo de Karatê (ABDK).
O Robson Sales tem 11 anos e conquistou a primeira faixa colorida. Os sonhos não param e ele vislumbra, para ainda este ano, trocar a azul-celeste pela amarela. “Eu vou continuar, vou me esforçar e em novembro eu vou passar de faixa”, disse.
A conquista dependeu de fatores externos e internos, até mesmo a disciplina em casa e na escola influenciaram para este momento. “Agora eles se graduaram e no final do mês eles participarão de outra competição e aqueles que não fizeram o exame farão no fim do ano. Eles estão agora no intermediário para faixa amarela”, explicou o professor e sensei Márcio André.
Conduzir esta troca, para o representante da associação, foi significativo. “Neste mês comemoramos 26 anos de criação e este projeto no Pedra Pintada vem para agregar novos valores. Estes eventos incentivam os atletas, pais e instrutores a seguirem para as próximas competições e trazerem medalhas para o Estado”, ressaltou.
Este momento, celebrou o superintendente de Programas Especiais da Assembleia Legislativa, Pablo Sérgio Bezerra, servirá para motivar e incentivar o avanço na modalidade.
“Aqui no [Polo] Pedra Pintada as nossas crianças já participaram de alguns campeonatos realizados no decorrer deste ano e como incentivo para continuarem, em parceria com a associação, fizemos uma seleção e identificamos 17 crianças e adolescentes aptos a começarem oficialmente a subir os degraus do caratê”, explicou Sérgio.
A técnica de enfermagem Samara Bastos acompanhou toda a cerimônia e o campeonato interno promovido antes da troca de faixa. O filho Silas Costa está há um ano no Polo Pedra Pintada.
Ele participou, mas sem trocar de faixa. A motivação inspira o garoto, segundo a mãe, a ter melhores rendimentos dentro e fora do tatame. “Mais disciplina, mais atenção, disponibilidade e obediência em casa e para isso se tornou uma vantagem em casa”, ressaltou. Samara garantiu a manutenção do estímulo para que Silas se torne um competidor e traga medalhas para Roraima, no futuro.
O Polo Pedra Pintada funciona na avenida Diamante, nº 1227, no bairro com o mesmo nome. No local são ofertadas aulas de balé, jiu-jitsu, caratê, capoeira, futebol e teatro, para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, além de zumba e treino funcional para idade livre.
Yasmin Guedes