A programação, a gastronomia, o campo experimental, os girassóis e o lazer atraíram milhares de visitantes para a Maior Feira da Agricultura de Roraima, no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), na região do Bom Intento. Mas o carro-chefe da AGROBV 2023 é a negociação de soluções e venda de maquinários e implementos para o pequeno e médio produtor, que conseguem encontrar condições especiais para a compra dos equipamentos agrícolas.
O evento conta com a participação de 44 empresas expositoras, de grandes marcas do mercado, que estão no evento com suas máquinas de ponta, fertilizantes e sementes, agências financiando o sonho do empreendedor rural e muito mais. Segundo o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, a expectativa é que a feira ajude os produtores a darem mais um passo no fortalecimento de seus cultivares com boas negociações.
“A AGROBV já é um sucesso. A nossa expectativa é receber cerca de 30 mil pessoas durante a feira mais importante do agronegócio de Roraima. Ampliamos o número de expositores. O foco é, de fato, gerar negócios para a agricultura, colocando produtores e representantes de grandes empresas, marcas e instituições financeiras no mesmo ambiente. De fato, a prefeitura investe no agronegócio, em tecnologia e inovação”, explicou.
Parceria de peso: E durante o evento, a Prefeitura de Boa Vista também firmou um acordo de cooperação técnica com a Embrapa. Segundo Edvan Chagas, chefe-geral da Embrapa Roraima, o objetivo é estabelecer unidades de observação e referência das culturas de interesse.
“Dentro dessa parceria temos algumas ações a serem realizadas. Uma delas é a capacitação de produtores, especialmente a transferência de tecnologia para os técnicos e especialistas do município. Vamos implantar no CDT unidades de referências tecnológicas, para testar diversas cultivares de grãos, de frutas, hortaliças, cultivos alimentares. Assim, disponibilizaremos informações e novas tecnologias aos produtores, sejam elas novos cultivares, novos sistemas ou manejos de produção, que permitam produzir com maior assertividade, qualidade e com baixo custo”, disse.
Na AGROBV, o Sistema Antecipe, que está sendo experimentado no CDT por meio de uma parceria entre SMAAI e Embrapa, também foi apresentado. O Secretário Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Adjuto, conta como será feito o estudo e avaliação do plantio antecipado do milho dentro das entrelinhas da soja.
“Basicamente, 15 dias antes de colher a soja, a plantadeira com dimensionamento específico, entra no solo plantando milho. Depois de 15 dias da colheita da soja, esse milho terá nascido, com uma ou duas folhas e não vai sofrer as injúrias da colheita da soja. Ainda vai aproveitar a adubação e as chuvas remanescentes da soja. O produtor vai poder ter uma segunda safra com baixo custo, conhecida como safrinha, amplamente comum lá no Centro-Oeste e em outros estados”, explicou.
Empreendedores e produtores rurais em busca de inovação e de uma renda extra
O Tuxaua Dinarte da Silva, veio para buscar conhecimento, a fim de ajudar os pequenos produtores da Comunidade Vista Alegre. “Hoje a prefeitura nos dá incentivos na agricultura, piscicultura e pecuária. Vamos levar conhecimento para o nosso povo, e assim, maior produtividade para a comunidade”, disse.
Antônia Mourão, da região do Truarú, participou do evento pela primeira vez. Ela trabalha com a venda de legumes e verduras. Para a agricultora familiar, da zona rural de Boa Vista, a feira foi uma grande oportunidade de mostrar a sua produção. “A experiência está sendo maravilhosa. Nós temos feijão, abobrinha, quiabo, entre outros. Todos os nossos produtos estão saindo bem. Esperamos que seja a primeira vez de muitas na AGROBV”, enfatizou.
O açaí é mais uma das opções gastronômicas da AGROBV 2023, e está sendo comercializado pela Maira Martinez, beneficiária da Agência Municipal de Empreendedorismo de Boa Vista (AME-BV). “Os boa-vistenses gostam muito de açaí e essa foi a nossa aposta para garantir uma renda extra durante os três dias de evento”, comemorou.
Já o visitante Raimundo de Souza ressaltou que prioriza produtos da agricultura familiar. O médico veio ao CDT para participar da AgroBvRun, mas encontrou legumes e verduras nas barracas dos expositores, comprou e ficou bem satisfeito. “Eu dou preferência a esse tipo de produto, que chega direto do produtor. Essas feiras devem ser incentivadas e ampliadas. A prefeitura está de parabéns pela organização”, afirmou.
Ráyra Fernandes