São João no Parque Anauá: Governo encerra evento com saldo positivo na segurança

Monitoramento eletrônico ajudou a identificar possíveis infratores e também, contribuiu para o trabalho das policiais. – Fotos: Secom/RR

O Maior São João do Norte do Brasil foi um sucesso total, sem ocorrências de grande relevância. O secretário de segurança pública, André Fernandes e o comandante geral da Policia Militar de Roraima, coronel Miramilton Goiano, foram unânimes ao comentar sobre o trabalho das forças policiais durante as cinco noites do São João no Parque Anauá, festa promovida pelo Governo de Roraima, por meio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo).

Segundo a PMRR, durante as cinco noites de evento foram presos oito indivíduos com mandados de prisão em aberto, e uma pessoa foi detida por desacato e resistência à prisão.

O governador Antonio Denarium agradeceu o esforço das polícias [militar, civil e penal], Secretarias e do Corpo de Bombeiros e ressaltou que graças a todos estes aspectos positivos foi realizado um evento excelente, e ficará marcado na memória de todos os que compareceram.

“Houve superação das metas em termos de público, programação e movimentação econômica. Superamos nossas expectativas em todos os aspectos. A grandiosidade do nosso São João no Parque Anauá, com toda esta estrutura, aparato de segurança e diversidade de atrações fez a alegria das famílias, que se divertiram de forma segura e muito tranquila”, pontuou.

O secretário da Segurança Pública, André Fernandes, falou dos resultados obtidos através das ações integradas das forças de segurança durante o arraial, que este ano contou com a utilização de câmeras de monitoramento operando nas dependências do Parque Anauá. Para ele, o evento foi muito positivo.

“As famílias que compareceram se sentiram seguras. Vários homens e mulheres da Policia Militar, Corpo de Bombeiro, Detran, Polícia Penal e Polícia Civil, todos os dias se empenharam e desenvolveram um grande trabalho para garantir a segurança da população. Tivemos algumas poucas ocorrências, mas nada de grave. As imagens capturadas pelas câmeras de monitoramento foram muito importantes para a captura de foragidos da Justiça”.

De acordo com André, o monitoramento eletrônico ajudou a identificar possíveis infratores e também, contribuiu para o trabalho das policiais, que atuaram de forma precisa, onde havia uma maior aglomeração de pessoas. Ele encerrou sua avaliação acerca do evento afirmando que as equipes conseguiram colocar em prática tudo o que estava no planejamento para o evento deste ano.

O comandante da Polícia Militar, coronel Miramilton Goiano, pontuou que os objetivos traçados foram obtidos graças à cooperação e integração entre as diversas secretarias estaduais e o excelente desempenho das instituições de segurança, que desenvolveram um trabalho conjunto e que, com o apoio da tecnologia, resultou em dados satisfatórios.

“Não foi registrado nenhum crime grave contra a vida nas dependências do Parque, nem intercorrência policial que tivéssemos que demandar o uso da força, Felizmente não houve registro de homicídios, graves acidentes ou quaisquer outras ocorrências que poderiam tirar o brilho da festa”.

Ele explicou que o policiamento ostensivo durante o período do Arraial ocorreu normalmente nos demais bairros da Capital, 24 horas por dia e que foram chamados os policiais que estavam de folga, visando com isso mais segurança, bem como a preservação do patrimônio das famílias que se dirigiam ao Parque.

O São João no Parque Anauá reuniu de 25 a 29 de julho, música, gastronomia típica, atrações culturais e diversão para toda a família em uma extensa área de cerca de 950 m². Nos cinco dias de evento teve, ao todo, 50 atrações locais, três atrações nacionais, 28 quadrilhas juninas e mais de 150 espaços para comercialização de produtos. Uma festa toda planejada para promover entretenimento e diversão para todos os públicos, das mais diferentes faixas etárias, de forma gratuita, aliando diversão, segurança e organização em um único endereço.

Salete Giacomet

 

 

Veja também

Topo