Iniciada fase final dos Jogos Escolares de Roraima

Até 7 de agosto serão disputadas medalhas nas modalidades de vôlei de praia, voleibol, futsal, futebol, badminton, ciclismo, tênis de mesa, triatlon handebol e ginástica rítmica. – Fotos: Secom-RR

Começou neste final de semana a Fase Final dos 50º JER’s (Jogos Escolares de Roraima). Ao todo, 3.077 alunos-atletas disputam as primeiras colocações em 10 modalidades, além de garantirem vagas nas etapas nacionais.

Na abertura, que ocorreu na noite de sábado, 29, no Ginásio Hélio Campos, estiveram presentes o governador Antonio Denarium, o secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita, a secretária adjunta da Seed, Adelaid Pereira, o diretor do Instituto do Desporto de Roraima, Dinaildo Barreto e delegações de 111 escolas localizadas na Capital, Interior e Comunidades Indígenas.

“É um momento importante para reconhecer os melhores entre as escolas. Os primeiros colocados terão a oportunidade de disputarem os Jogos Escolares Brasileiros e os Jogos da Juventude, aonde o Brasil está de olhos atentos aos nossos talentos para participar das seleções brasileiras. Como governador do Estado fico feliz em participar desta etapa”, disse Antonio Denarium.

As atrações principais da abertura da fase final foram os Lobos e Lobas do esporte escolar, ex-alunos-atletas que, em alguma fase das 50 edições também participaram disputando medalhas, os quatro embaixadores dos Jer’s, que representam a nova geração de desportistas e a chegada do fogo simbólico e acendimento da pira olímpica emocionando a todos os presentes.

“Fiquei muito feliz com a participação dos atletas pioneiros dos Jogos Escolares. Por meio da Secretaria de Educação e Desporto reconhecemos a dívida social que temos com eles. A nova geração está firme no interesse pelo esporte e o Estado só tem a ganhar”, enfatizou o secretário da Seed, Nonato Mesquita.

Até o dia 07 de agosto serão disputadas medalhas nas modalidades de vôlei de praia, voleibol, futsal, futebol, badminton, ciclismo, tênis de mesa, triatlon handebol e ginástica rítmica.

Durante a competição, os estudantes contam com transporte, alojamento e alimentação.

Amanda Tabosa é jogadora de futsal desde criança pela Escola Estadual Indígena Dionísio Figueiredo, comunidade do Milho, Boa Vista Rural. Ela está preparada para competir com outras escolas.

“É minha primeira vez disputando os Jers, me sinto muito feliz, grata por estar aqui, é meu sonho disputar com outras escolas. Estou aqui para ganhar e garantir o pódio”, disse a estudante.

Disputas nacionais

Nesta última fase dos Jer’s todos os classificados nas etapas regionais disputam as medalhas de bronze, prata e ouro e classificação em eventos nacionais como os jogos da juventude para estudantes de 12 a 14 anos, que neste ano ocorrerão na cidade de Ribeirão Preto – São Paulo de 1º a 16 de setembro.

Os alunos-atletas de 15 a 17 anos, também concorrerão a vagas para os Jeb’s (Jogos Escolares Brasileiros) que ocorrerão entre os dias 31 de outubro e 15 de novembro no rio de janeiro.

Layse Menezes

 

Veja também

Topo