Interior: Aderr faz mudança de local dos Postos de Vigilância Agropecuária

Objetivo é atender às normativas sanitárias e garantir o trânsito seguro dos produtos livres da mosca da carambola. – Fotos: Ascom/Aderr

A Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) está fazendo mudanças no local de dois Postos de Vigilância Sanitária, a fim de atender às normativas sanitárias e garantir o trânsito seguro dos produtos livres da mosca da carambola.

O Posto Três Corações, no Município de Amajari, vai ser transferido para Vila Petrolina, km 329 da rodovia federal BR-174, em Caracaraí. O de Bonfim vai ser mudado para a Vila São José, km 84 da rodovia federal BR-432, no Cantá.

A mudança para a Vila Petrolina visa garantir a exportação dos produtos da região do Itã, onde se concentra grande produção de laranja e tangerina. Já a do Cantá é uma rota alternativa para escoamento da produção para a região Sul.

Segundo o diretor de Defesa Vegetal da Aderr, Marcos Prill, os Postos de Vigilância Sanitária têm como objetivo diminuir o risco de dispersão da mosca da carambola para uma determinada região sem a presença da praga, evitando a reintrodução em áreas que estão erradicadas ou sob erradicação, como é o caso da região sul do Estado.

A definição dos critérios técnicos para o local de implantação dos Postos é uma decisão em conjunto com a equipe da Superintendência Federal de Agricultura, levando em consideração as características de dispersão das pragas, rotas de trânsito, distância dos focos de captura e logística de instalação.

“Essas mudanças visam garantir segurança na exportação de produtos de Roraima. Atendidas as exigências do MAPA, o Governo do Estado pode pleitear a liberação de frutos in natura da região produtora mediante a auditoria do MAPA”, ressaltou o presidente da Aderr, Marcelo Parisi.

Hoje Roraima tem cinco Postos de Vigilância funcionando, no interior do Estado, 24 horas de domingo a domingo. Os servidores trabalham em escala de plantão.

Elias Souza

 

Veja também

Topo