A Sesau (Secretaria de Saúde), por meio da Ouvidoria Geral do SUS em Roraima, está participando da oficina remota “Ouvidoria SUS – Fortalecendo a Atuação em Rede”. A iniciativa é da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública da Fiocruz.
A programação, que segue até o dia 08, faz parte do Programa de Qualificação de Profissionais e Trabalhadores do SUS (Sistema Único de Saúde), sendo dividida nos horários da manhã e tarde.
“A participação da Sesau nessa qualificação é de extrema importância, pois ela trabalha o aprimoramento e o fortalecimento das ouvidorias do SUS. Esse projeto tem como objetivo desenvolver e qualificar todos os profissionais que atuam nesse setor, melhorando a prestação do serviço, ampliando a participação da população [nas políticas de saúde] e o controle social”, destacou a ouvidora geral do SUS em Roraima, Larissa Wandemberg.
Além de verificar o cotidiano de trabalho das Ouvidorias do SUS, a oficina também possibilita a construção coletiva de conhecimentos que aproximam o cidadão das ações que são desenvolvidas pela Rede Pública de Saúde.
Além da Ouvidoria Geral da Sesau, a atividade também conta com a participação das ouvidorias do SUS dos municípios de Bonfim, Caracaraí e Uiramutã.
“Outras razões tornam esse trabalho importante, como a melhoria da qualidade no atendimento, a transparência dos serviços, o controle social que vai incentivar a população na gestão pública da saúde, a identificação de problemas e a construção de um canal de comunicação para fortalecimento da cidadania”, completou Larissa.
Minervaldo Lopes