Nesta sexta-feira, 4, a deputada federal Helena Helena (MDB), acompanhou o presidente Luis Inácio Lula da Silva, em Parintins (AM), na cerimônia de assinatura da ordem de serviço para o início das obras do aguardado Linhão de Tucuruí. Essa importante obra de infraestrutura trará inúmeros benefícios para a população e a economia do estado e do país, incluindo uma rede de internet.
“O Linhão de Tucuruí representa um marco na busca por energia segura e confiável. Ao conectar Roraima ao Sistema Interligado Nacional, nossa capital e regiões distantes e carentes terão acesso a um fornecimento contínuo de eletricidade, reduzindo riscos de apagões e garantindo maior qualidade e vida, além de ser uma energia limpa e mais barata”, destacou.
Além do impacto positivo na segurança energética, o projeto traz consigo um enorme potencial econômico. “Com o aumento da oferta de energia, a indústria, o agronegócio e o setor produtivo ganham impulso, atraindo investimentos e gerando empregos. O Linhão de Tucuruí promete ser esse catalisador para o desenvolvimento regional, estimulando o crescimento de diversos setores”, disse.
Uma das grandes novidades confirmadas pela parlamentar, é a promessa de internet de qualidade por meio do linhão. “A infraestrutura elétrica permitirá a implantação de redes de fibra óptica, trazendo para o nosso Estado conectividade de alta velocidade. Essa inclusão digital é essencial para o desenvolvimento social, econômico e educacional dos nossos quinze municípios, que também sofrem com a instabilidade da internet”, pontuou.
Além da assinatura da ordem de serviço, em Parintins o presidente Lula relançou o programa Luz Para Todos e também assinou um decreto para retomar a importação de energia da Venezuela, através do Linhão de Guri, prometendo promover a integração energética de toda a América do Sul.