Em celebração ao Agosto Lilás, campanha dedicada à conscientização sobre o combate à violência contra a mulher, o setor de psiquiatria da Policlínica Coronel Mota promoverá uma ação especialmente voltada para o tema.
A ação ocorrerá na próxima quinta-feira, 10, a partir das 9h, na recepção da unidade. A iniciativa será inteiramente voltada para as servidoras e pacientes que estiverem aguardando consultas médicas.
“O objetivo dessa campanha é fazer com que as pessoas se conscientizem sobre a importância da prevenção e do enfrentamento da violência contra a mulher. E nós, da psicologia, temos a missão de acolher, fazer com que essa paciente se sinta segura, apoiar, encorajar, para que ela tenha condições emocionais de poder realizar uma denúncia”, destacou a psicóloga do Coronel Mota, Natália Almeida.
A campanha Agosto Lilás é uma iniciativa atrelada à relevância da Lei Maria da Penha, que completa 17 anos nesta segunda-feira, 7. A lei criou um mecanismo que coíbe a violência doméstica e familiar contra as mulheres.
De acordo com dados mais recentes do Observatório da Mulher Contra a Violência, do Senado Federal, o percentual de mulheres que alegaram ter sofrido algum tipo de violência física chegou a 30% no país, enquanto os casos de violência psicológica subiram 167%.
“Na maioria dos casos, as pacientes chegam até nós com baixa estima, apresentam transtorno de estresse pós-traumático, e muitas delas ficam depressivas. Então, no primeiro momento, o nosso trabalho é acolher, fazer com que melhore toda a estrutura física e emocional, para que depois elas possam realizar a denúncia”, pontuou Natália.
A Policlínica Coronel Mota está localizada na Rua Coronel Pinto, nº 636, no Centro.
Minervaldo Lopes