O deputado Coronel Chagas (PRTB) subiu à tribuna do Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, durante a reabertura dos trabalhos legislativos nesta terça-feira, 8, para comentar sobre uma matéria publicada na segunda-feira, 7, no site Norte Extremo, que trata de uma ocorrência de petróleo na Bacia de Tacutu, no Bonfim, município ao Norte de Roraima.
Após a leitura da matéria na íntegra, o parlamentar ressaltou que o assunto é de extrema importância para a economia de Roraima, do Brasil, e, principalmente, para o município.
“Com certeza, vai impactar a todos nós”, declarou Chagas ao comentar, também que, há pouco tempo, o mesmo aconteceu com a Guiana, impulsionando seu crescimento econômico em 2022. “Está mudando a vida das pessoas daquele país”, disse.
Ainda segundo ele, dados fornecidos pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) apontaram que, ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) da Guiana aumentou 48% devido às explorações da substância.
“O crescimento da economia do nosso país não passou de 2%, e, neste ano, a expectativa, conforme o órgão, é que o crescimento do PIB deles chegue a 57%. É uma revolução na economia com a geração de empregos, com aumento da renda per capita das pessoas, e a melhoria da qualidade de vida, e isso vai acontecer em Roraima. Nós precisamos estar atentos”, enfatizou.
Por fim, Chagas relembrou que, há alguns anos, foram descobertas reservas de petróleo na costa do Amapá, mas o Ibama e o Ministério do Meio Ambiente impedem que o local seja explorado.
“Espero que isso não aconteça também aqui em Roraima, porque se conseguirmos explorar economicamente essas reservas, o PIB do país vai melhorar e muito, imagine Roraima e Bonfim”, concluiu.
Em aparte, o chefe do Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), disse que a Casa recebe com alegria a notícia da possibilidade de haver petróleo em Roraima.
“É uma boa notícia para o Estado, um potencial a ser explorado, e temos que nos apropriar dessa riqueza, que é não só de Roraima, como do nosso país. É um chamado para toda a classe política de Roraima e da Amazônia Legal. Hoje, nós vivemos um período de ataque ao direito do desenvolvimento da Amazônia”, afirmou Sampaio.
O deputado Gabriel Picanço (Republicanos) parabenizou Chagas por trazer o assunto à tona. Conforme ele, a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) já concedeu uma licença provisória para estudar o local.
Picanço também parabenizou o presidente Sampaio por sua fala sobre a exploração da Amazônia pelos próprios brasileiros.
“Não podemos nos curvar para falácias de ONGs [organizações não governamentais] de preservação, para destruir o povo que mora nessa região”, disse.
Suzanne Oliveira