Projeto escolar leva alunos da Escola Euclides da Cunha para dentro do Poder Legislativo

Duas turmas da unidade de ensino conheceram de perto o local onde parlamentares atuam e bastidores dos meios de comunicação do órgão. – Fotos: Marley Lima

Alunos do 7⁰ ano do ensino fundamental, da Escola Estadual Euclides da Cunha, visitaram a sede do Poder Legislativo de Roraima, onde conheceram sua importância, funcionamento, algumas atividades e o trabalho da Superintendência de Comunicação, na manhã desta quarta-feira, 9.

Os jovens foram recebidos pela diretora do Cerimonial da Casa, Silvia Macedo, que iniciou o encontro explicando um pouco sobre o nascimento do Poder em Roraima, e pela gerente do núcleo de Relações Públicas, Vanessa Brito, que contou sobre o Espaço Cultural Maria Luíza Vieira Campos, que abriga a galeria dos ex-presidentes da Assembleia e a Galeria Lilás, ambas no hall de entrada do prédio.

De lá, eles seguiram para o plenário Valério Caldas de Magalhães, depois para a sala de reuniões da presidência, e os estúdios de rádio e TV da ALE, dessa vez, apresentados pela diretora Camila Dall’Agnol.

“A gente faz isso com muito prazer, até porque é um momento de conversar, quem sabe, com futuros deputados e apresentar a eles essa estrutura de comunicação que nós temos, que nada mais é do que um meio de transparência e aproximação, e a TV e rádio proporcionam cidadania. Além disso, eles são muito antenados”, salientou a diretora.

A última parada dos visitantes ocorreu no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, onde acontecem as sessões ordinárias, extraordinárias, solenes, especiais, reuniões de comissões, bem como é palco de audiências públicas e eventos festivos.

Ana Jullia Ferreira

A estudante Ana Jullia Ferreira, de 12 anos, conhecia o básico sobre a importância do Poder Legislativo e o trabalho dos deputados, assim como sua colega Naíla Zoé Almeida, de 13. Agora, com a visita, as duas tiveram a oportunidade de saber mais detalhes. Elas contam o que mais chamou a atenção.

“Eu gostei de conhecer o rádio e a TV, e de como eles gravam os programas. Foi muito bacana”, disse Ana Jullia.

Naíla Zoé Almeida

“Foi muito legal a visita, é interessante conhecer coisas que eu não sabia. A parte que eu mais gostei foi o plenário [Noêmia Bastos], ele é bem legal”, frisou Naíla.

Outro aluno que aproveitou para tirar várias dúvidas foi Daniel Braga, de 12 anos. Empolgado, ele espera que a escola visite outras instituições do tipo.

“Não tinha noção do que era o Poder Legislativo e soube hoje, depois que nos explicaram. Foi muito bom. Abriu minha mente completamente e tirei todas as dúvidas possíveis”, declarou.

Daniel Braga

Laura Dominique Silvestre, também de 12 anos, ficou atenta às explicações, e se emocionou ao ouvir a história da fundação do Parlamento.

“As coisas que têm aqui são bacanas e interessantes, porque contam a história dos deputados, do prédio, dos estúdios [de rádio e TV], que eu nunca tinha visto de perto, só pelo celular. Vou contar para os meus pais que também fui entrevistada e fiquei nervosa”, contou a pequena.

De acordo com a gestora da escola, Flávia Coelho, os estudantes estavam curiosos para entrar na Assembleia e entender a atuação dos deputados. A visita faz parte do projeto escolar “A Casa do Povo”, que possibilita ao aluno a inserção no mundo da política.

Laura Dominique Silvestre

“Hoje, eles puderam ver tudo na prática. Essa questão da sensibilidade de o órgão nos receber é justamente se voltar para essa classe. Eles estão crescendo, e é nessa fase que a gente monta as peças da questão de ser um cidadão de direito político, dos seus deveres e onde que eles se inserem nesse contexto”, avaliou a gestora.

Qualquer escola pode conhecer as instalações do Legislativo Estadual de Roraima. Vanessa Brito explica como proceder.

“O professor ou coordenador pode vir até a sede entregar um ofício solicitando a visita guiada, para que as turmas possam conhecer um pouco da nossa rotina e da tramitação das leis. Nesta quarta-feira, a ALE recebeu esta demanda e proporcionou uma experiência única para os alunos, de conhecer um pouco dessa vivência parlamentar, a parte histórica de como surgiu o Estado, e também dos personagens que fazem parte desse mundo político”, explicou.

Suzanne Oliveira

 

 

Veja também

Topo