O ritmo de carimbó tomou conta da primeira edição do Arraial da Baratinha, na Comunidade da Barata, que ocorreu na noite deste sábado, 12. As apresentações ficaram por conta dos alunos da turma de dança, do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), programa permanente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), sediado na Escola Indígena Hermenegildo Sampaio.
O ritmo escolhido pela turma de danças típicas indígenas para as apresentações foi o carimbó, que é tradicional da região norte. E também a lenda da Cobra Caninana. Segundo a professora Neyla Silva, os alunos se empenharam nos ensaios para apresentação que toda a comunidade veio prestigiar. “Foram cerca de dois meses de preparação. E a gente espera que a comunidade possa gostar das nossas apresentações”.
O aluno Samuel Damasceno, de 15 anos, conta que as atividades do Centro são as únicas modalidades extracurriculares voltadas para os estudantes da comunidade. “Além de tirar a gente do ócio, as aulas aqui ajudam a ocupar a mente”, enfatizou o estudante do primeiro ano.
Segundo a coordenadora do polo na comunidade, Francisca Cruz, atualmente são oferecidas as modalidades de danças típicas indígenas, futebol e coral, que é interpretado na língua indígena materna dos alunos, o Wapichana. Uma forma de manter viva a cultura entre os mais jovens. “A comunidade aceitou muito bem. Para nós está sendo muito gratificante, a gente vê todos os jovens empenhados em fazer um bom trabalho”, destacou.
O polo do CCJuv na comunidade da Barata iniciou as atividades em maio deste ano. Segundo a diretora-executiva do Centro, Dyalissa Freitas, ainda há vagas disponíveis para as modalidades ofertadas.
“Nós também temos trabalhado nas comunidades indígenas. São mais de 50 alunos aqui da comunidade da Barata que participam das atividades diariamente ofertadas”, ressaltou.
Tuxaua há apenas um ano da Comunidade da Barata, Delquino da Silva falou da importância de projetos culturais como o Centro de Convivência da Juventude no processo de educação de crianças e jovens. “Eu agradeço muito aos professores e gestores que trabalham em benefício dos nossos alunos aqui da comunidade”, disse.
As aulas ministradas pelo programa da Assembleia Legislativa de Roraima são realizadas de segunda a sexta-feira na Escola Estadual Indígena Hermenegildo Sampaio e no tapiri cultural ao lado do colégio.
Bruna Gomes