Nesta terça-feira, 15, a Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) e a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) realizaram a cerimônia de abertura da 5ª edição da Copa de Futsal Marco Aurélio, evento voltado para os usuários do CIAPD (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência).
A ação tem como objetivo socializar alunos, usuários e comunidade em geral por meio da prática esportiva, possibilitando de forma lúdica e competitiva os jogos do Projeto de Futsal durante o ano letivo.
A Copa Marco Aurélio vai até sexta-feira, 18, onde será realizada a grande final.
São quatro dias de competição com a participação dos times de motoristas, professores, cuidadores, servidores, Associação Suo Jure dos Surdos de Roraima, CAE/BV, KL Rent a Car, feminino, CIAPD I, II e III.
A coordenadora da Política de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Sulamita Bento, afirmou que o evento cria uma interação entre os participantes e usuários do Centro.
“A copa foi criada em homenagem ao nosso usuário Marco Aurélio, que gostava de praticar muito esporte. Esse momento de interação se torna uma terapia para os usuários mostrarem para a sociedade e a população que eles são eficientes em qualquer modalidade esportiva”, disse Sulamita.
Segundo o professor de Educação Física do CIAPD, Ademir Soares, o Projeto Futsal faz parte da prática esportiva que é realizada com os usuários.
“A copa contempla os participantes e promove a inclusão social. Já estamos na quinta edição com várias equipes e times que irão competir durante os quatro dias de copa”, relatou Ademir.
A secretária Tânia Soares destacou que a prática de esporte desempenha um papel crucial na construção de uma sociedade inclusiva.
“O futsal é uma ferramenta importante para promover a socialização e inclusão de pessoas com deficiências. Uma modalidade que proporciona aos participantes habilidades físicas, emocionais e sociais, fortalecendo a autoconfiança”, afirmou.
Histórico
A Copa Marco Aurélio de Futsal é um projeto criado em homenagem ao aluno Marco Aurélio, que fazia parte do time de do CIAPD.
Marco Aurélio foi atendido pela UCP (Unidade de Capacitação e Produção), até o ano de 2018, quando o aluno faleceu e eventualmente foi homenageado com o nome da Copa.
Ágata Lima