A Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), completou 17 anos neste mês, e a Campanha Agosto Lilás acontece anualmente para mobilizar a sociedade na luta pelo fim da violência contra a mulher. Para enfatizar a importância desta causa em Boa Vista, diversas ações estão acontecendo, como blitz educativas, rodas de conversa, caminhadas, encontros, ações sociais e muito mais.
Fique por dentro das principais mobilizações desta semana:
• Ação Social do Agosto Lilás
A ação será nesta quarta-feira, 16, das 9h às 17h, na Escola Municipal José David Feitosa Neto, localizada na vicinal 7, na região do Murupu. Terá palestra para os moradores da região sobre o tema “Violência Doméstica, o que é?”. serão ofertadas todas as vacinas do calendário nacional (adulto e infantil), aferição de pressão, glicemia, suplementação de vitamina A, pesagem do Bolsa Família e emissão do cartão SUS.
Terá ainda espaço lúdico para a criançada. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Gestão Social em parceria com as demais secretarias municipais, como a de Saúde (SMSA), de Educação e Cultura (SMEC) e a de Segurança Urbana e Trânsito (SMST).
• Caminhada do Agosto Lilás
A atividade acontecerá nesta quinta-feira, 17, das 9h às 10h e das 16h às 17h no Centro Comercial de Boa Vista, nas avenidas Jaime Brasil e Sebastião Diniz. O objetivo é divulgar o material da campanha com orientações, sensibilização, e conscientização referentes ao combate à violência contra mulher. Está envolvida a equipe técnica do CREAS- Centro.
• 1ª Corrida Municipal Patrulha Maria da Penha
A corrida em alusão ao Agosto Lilás, será no domingo, 20, a partir das 17h. A largada será na Avenida Capitão Júlio Bezerra, em frente a sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST). Serão dois percursos: Caminhada 2km e Corrida 5km. O evento é aberto a todas as mulheres da cidade. Para participar, basta ir ao local vestindo camiseta branca ou lilás.
A corrida é uma organização conjunta entre as secretarias municipais de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) por meio da Patrulha Maria da Penha e a de Gestão Social, e com a participação das demais pastas municipais.
E ainda terão mais ações. Confira a programação completa AQUI.