Jovens dos projetos Conviver e Dedo Verde plantam girassóis e cultivam conexões

Cerca de 60 crianças e adolescentes aprendem a compartilhar sobre plantio e colheita da “flor do sol”. – Fotos: Wélika Matos

Uma ação da Prefeitura de Boa Vista reuniu as crianças do Projeto Conviver e os adolescentes do Programa Dedo Verde no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Pintolândia. Juntos, eles mergulharam no universo do plantio e dos cuidados com girassóis, criando uma troca enriquecedora de conhecimentos e experiências.

Foram momentos de integração, curiosidade e aprendizados valiosos. A ideia é contribuir para o desenvolvimento deles e aumentar a convivência, para que conheçam as atividades desenvolvidas em cada projeto. Segundo a educadora social Elloyane Morais, do Projeto Conviver, por mais que o foco seja aprender sobre a cultivo da “flor do sol”, a interação entre os beneficiários é igualmente valiosa.

“É incrível ver como crianças de diferentes idades interagem. E entender a realidade um do outro é fundamental. As crianças aqui têm a chance de conviver e se interessar pelas atividades do Conviver e Dedo Verde, trocando ideias. É muito bom fazer parte disso tudo”, disse Elloyane.

Semeando Amizades

Durante as atividades, como palestra e a adubação, uma amizade estava florescendo: a de Isabelly Raposo, do Projeto Conviver, e Jenifer Lôbo, do Programa Dedo Verde. A conexão foi imediata e logo estavam conversando, trocando ideias e Jenifer auxiliou Isabelly durante o processo de plantio do girassol, demonstrando o verdadeiro companheirismo.

“Participar do Conviver tem sido incrível. E essa oportunidade de hoje está sendo ótima, pois conheci a Jenifer e está sendo muito legal. Ela me ensinou muitas coisas. Quero me juntar ao Dedo Verde quando estiver mais velha”, expressou Isabelly com muita alegria.

Conviver

Atende atualmente 193 crianças e adolescentes, entre 7 e 17 anos, com o objetivo de complementar o trabalho social com as famílias, para prevenir ocorrências de situações de risco social e fortalecer os vínculos familiares e comunitários. As atividades ocorrem nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras).

Dedo Verde

Beneficia 168 integrantes de 14 a 17 anos., com foco em temas ambientais e sociais por meio de oficinas sobre produção de mudas frutíferas, medicinais, ornamentais, paisagismo, jardins, hortas urbanas e compostagem.

Ana Luiza Cardoso

 

Veja também

Topo