Planejar, executar e recuperar coberturas vacinais foram os pontos cruciais discutidos na reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 18, entre representantes da Sesau (Secretaria de Saúde) e do PNI (Programa Nacional de Imunização), do Ministério da Saúde.
Em união de esforços com os entes federativos, o órgão ministerial realiza visitas nos Estados brasileiros para acompanhar como está a evolução da Campanha Nacional de Multivacinação. Neste sábado, 19, o “Dia D” será realizado em Roraima.
“Há um mês tivemos as oficinas de microplanejamento, a equipe de Roraima esteve presente, e agora o Estado levará e acompanhará a execução dessa estratégia com os municípios. Há um alinhamento completo e um compromisso de todos”, destacou o diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis do MS, Eder Gatti Fernandes.
O encontro com a coordenação do Programa Nacional de Imunização também serviu para os gestores da Sesau apresentarem as principais particularidades que o Estado possui, o que demanda ainda mais necessidade de articulação junto às autoridades federais de saúde.
Além de promover uma série de ações junto às secretarias municipais de saúde, a CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), trabalha para ampliar a capacidade de logística para garantir o acesso das cidades aos imunizantes.
“O Estado se preocupa com os estoques das vacinas e informa as particularidades de Roraima para evitar qualquer tipo de desperdício. Ao distribuir os imunizantes, fazemos o acompanhamento e monitoramento das aplicações que são realizadas. Tudo isso se reverte em indicadores que demonstram os esforços realizados em conjunto em logística de armazenamento e distribuição para beneficiar a população”, explicou a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon.
Minervaldo Lopes