Termina neste domingo, 20, o período de inscrição para participar de uma das oficinas gratuitas de Modelagem e Impressão 3D promovidas no CBVZO (Campus Boa Vista Zona Oeste) do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima).
A iniciativa faz parte do projeto de extensão Periferia Maker e é voltada para jovens moradores e moradoras da zona oeste da Capital, Boa Vista. O objetivo é contribuir para facilitar o acesso aos conhecimentos em tecnologia e capacitar jovens para atuar com ações inovadoras e empreendedoras.
Além de aprender a desenvolver projetos de modelagem e realizar as impressões em 3D, quem participar das oficinas também receberá conhecimentos para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras.
Para participar, os interessados e as interessadas devem ter atenção ao atendimento dos critérios, como ter entre 15 a 19 anos, residir na zona oeste, prioritariamente em bairros que apresentem maior vulnerabilidade socioeconômica, como Laura Moreira (Conjunto Cidadão), Senador Hélio Campos, Dr. Sílvio Botelho, Santa Luzia, Equatorial, Alvorada e Pintolândia. Observados esses critérios, basta preencher o formulário de inscrição.
Estudantes bolsistas de programas de pesquisa, extensão ou inovação de instituições de ensino superior públicas (IFRR, UFRR e Uerr) também fazem parte do público-alvo e podem participar.
A seleção ocorrerá por meio da ordem de inscrição, obedecendo o quantitativo de vagas, que totaliza 48, divididas entre as duas turmas.
3D
A Impressão 3D é um método de fabricação de objetos físicos a partir de um modelo 3D criado em computador. Essa tecnologia possibilita, por exemplo, a fabricação de peças complexas usando menos material do que em métodos tradicionais de fabricação.
Oficinas
Serão ofertadas duas oficinas presenciais em períodos distintos, com cinco dias de duração cada uma. A primeira será realizada de 23 de agosto a 20 de setembro (sempre nas quartas-feiras, das 13h30 às 17h30); a segunda, de 27 de setembro a 25 de outubro (também nas quartas-feiras, das 13h30 às 17h30). As duas terão duração de 20 horas, e os participantes vão ter direito à certificação, desde que tenham pelo menos 75% de frequência e média nas avaliações de no mínimo 60 pontos.
Projeto
O Periferia Maker é uma ação do Programa de Bolsa Acadêmica de Extensão do IFRR. Coordenado pelo professor do CBVZO Wilson Alves, o projeto também conta com a participação do bolsista Pedro Lucius, estudante do curso Técnico em Comércio da unidade.
Outras informações estão disponíveis no site do projeto. Em caso de dúvida, os interessados podem encaminhar e-mail para o endereço eletrônico periferiamaker@gmail.com.