Com o fim do período chuvoso e início do calor típico da região, o boa-vistense volta a frequentar os balneários. Mas para isso, é importante adotar uma série de cuidados e garantir a segurança de toda a família nos momentos de diversão. É o que recomenda a Defesa Civil Municipal, que sempre está de prontidão na prevenção de afogamentos e outras eventualidades nas praias da capital.
“Entre as principais dicas que nós damos estão os cuidados com a ingestão de bebida alcoólica, para que não haja excesso. Também é preciso ter atenção redobrada com as crianças que estiverem brincando na água. Elas podem não compreender os riscos e podem se aventurar em áreas perigosas”, disse o chefe de Divisão e Inspeção de Área, Magno Barros Galvão.
Magno destacou ainda os riscos com a profundidade dos bancos de areia que muda conforme o nível da água. A correnteza e o ataque de piranhas, ocasionado pela ingestão de alguns alimentos nas praias, também são elementos que devem ser observados pelos banhistas.
“Alimentos nos rios podem atrair animais. Os balneários possuem restaurantes que servem comidas e as pessoas também costumam levar. Quando os visitantes lançam alimentos nas águas, isso acaba atraindo os animais, aumentando o risco de ataques”, explicou.
Para garantir maior segurança, a Defesa Civil Municipal fará rondas nos balneários durante os finais de semana ao decorrer do verão. Ao seguir essas precauções, a população pode aproveitar com segurança as belezas naturais dos rios, minimizando os riscos e garantindo uma experiência agradável no final de semana.
Ráyra Fernandes