Nesta sexta-feira, 25, o programa Governo Presente levou serviços voltados à saúde, à agricultura familiar e indígena, além de ações sociais, jurídicas e de empreendedorismo para a população do Bonfim.
A ação ocorreu no CEM (Colégio Estadual Militarizado) Aldébaro José de Alcântara, na sede do município.
Além disso, o Governo de Roraima entregou materiais esportivos, equipamentos e insumos agrícolas para as produções agrícolas indígenas e não-indígenas, R$ 50 mil em financiamento para empreendedores, cartões do Cesta da Família, certificados do Emprega Jovem, tablets e laboratórios móveis.
“É um dia muito especial para nós por conta da entrega dos tablets e queremos agradecer, em nome da comunidade e dos alunos, das escolas indígenas que estão recebendo os tablets, pois significa que o Governo está trabalhando em prol da educação do nosso Estado”, avaliou o diretor da Escola Estadual Indígena Nossa Senhora da Consolata, Alan Douglas.
A unidade, que recebeu tablets, está localizada na comunidade Manoá.
Governo entrega maquinário para produtores da comunidade Jabuti
A comunidade indígena Jabuti foi beneficiada com a entrega de duas patrulhas mecanizadas, sendo uma adquirida pelo Governo de Roraima e a outra pela Prefeitura de Bonfim.
Os maquinários serão utilizados pelos pólos de produção existentes na comunidade, como o polo de produção Açaizal, que possui 13 hectares de área plantada de milho.
Esse local foi criado a cerca de três meses, com o auxílio do Projeto de Grãos desenvolvido pela Secretaria dos Povos Indígenas e, em breve, será colhida pelas dez famílias que atuam na produção.
A coordenadora do polo de produção, Cléia Rodrigues da Costa, relatou que era desejo dela e da comunidade poder fazer esse plantio.
“A gente lutou muito por isso aqui e graças a Deus conseguimos esse apoio do Governo. É o nosso sonho colher esse plantio. A gente vai tocar o barco para frente e, se for possível, a gente vai trabalhar com mais milho e, o que der de a gente plantar, a gente vai estar plantando”, disse.
Nova ponte facilita escoamento de produção e deslocamento de moradores
O Governo de Roraima segue investindo na infraestrutura das estradas do Estado, e agora a população do interior do Bonfim conta com uma nova ponte mista de ferro e concreto sob o rio Jauari, com 20 metros de comprimento.
O trecho da RR-206 já está liberado para tráfego, facilitando o deslocamento da população e da produção.
O investimento na obra foi de R$ 1.137.315,90, oriundos de recursos do Governo de Roraima, e atenderá as regiões da Vila São Francisco, Nova Esperança e proximidades, além de comunidades indígenas e polos produtivos da região da Serra da Lua.
“O Governo já construiu mais de 500 novas pontes e estamos substituindo pontes de madeira por pontes de concreto em todas as estradas asfaltadas. É trabalho sério, voltado para a população”, destacou o governador Antonio Denarium.
Essa é uma das pontes existentes ao longo da extensão da RR-206 que são contempladas com a substituição da ponte de madeira por uma ponte de estrutura mista. A segunda obra, sobre o rio Alto Arraia, já está em execução, conforme o vice-governador Emerson de Paula.
“Já estamos executando a ponte de 40 metros do Alto Arraia para, em breve, entregá-la à população. São obras de muita importância para o Bonfim e para essa região, que é produtiva, que dão mais conforto e trafegabilidade a todos os usuários”, frisou Emerson, que também é titular da Seinf (Secretaria de Infraestrutura).
Ayan Ariel