ALE-RR aprova pedidos de informação sobre regularização fundiária e execução de emendas ao orçamento 2023

Proposições pretender fiscalizar atos públicos relacionados ao Iteraima e Casa Civil. – Foto: Jader Souza

Na sessão ordinária desta terça-feira, 29, o plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou, de forma simbólica, dois pedidos de informação direcionados ao Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima) e à Casa Civil do Governo do Estado. O objetivo das proposições é acessar processos de regularização fundiária e conhecer sobre a aplicação de emendas parlamentares ao orçamento de 2023.

De autoria do deputado Soldado Sampaio (Republicanos), o Pedido de Informação nº 38/2023, requer do diretor presidente do Iteraima a remessa de cópia integral processo nº 2584/2018, que trata sobre regulação de terras. A proposição solicita ainda dados sobre a constituição dos requerentes listados pela Associação dos Agricultores Familiares do Estado de Roraima (AAGRIFARR) no processo.

Já o Pedido de Informação nº 39/2023, de autoria do deputado Jorge Everton (União), solicita informações da Casa Civil do Poder Executivo estadual sobre o andamento da execução de todas as emendas parlamentares ao orçamento do exercício de 2023. A proposição quer ter acesso às emendas que foram empenhadas e quais tiveram valores liberados para o beneficiário de convênios.

Dia do Médico

Na mesma sessão, parlamentares aprovaram simbolicamente o Requerimento nº75/2023, que validou a realização de Sessão Especial em alusão ao Dia do Médico. Proposta pelo deputado Dr. Claudio Cirurgião (União), a solenidade será realizada no dia 18 de outubro de 2023, às 09h, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas.

“No dia da sessão especial é comemorado nacionalmente o Dia do Médico, sendo a nossa intenção homenagear os vários profissionais da saúde que atuam no nosso Estado. Assim, convido os parlamentares para prestigiarem a solenidade e também para indicar profissionais médicos para serem homenageados”, destacou o parlamentar autor da proposição

Cidadão Benemérito e Moções

Ainda nesta sessão, deputados aprovaram o projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 90/2023, que concede o título de cidadão benemérito a José Roberto Tadros, presidente do Conselho Nacional do Serviço Social do Comércio (Sesc). A matéria é de autoria do deputado Idázio da Perfil (MDB) e foi aprovada com 20 votos favoráveis.

“É uma justa concessão de honraria aos relevantes serviços que o senhor José Tadros presta pelo Sesc a nível nacional. Ele tem olhado para nosso Estado com muito carinho e tem atendido às demandas de Roraima e, por isso, vamos prestar essa homenagem”, disse o parlamentar Idázio.

De autoria do deputado Isamar Junior (PSC), foi validada também a Moção de Aplausos nº 26/2023, em homenagem aos 108 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (ADBRASIL) no Estado de Roraima.

Já a aprovação da Moção de Pesar nº 19/2023, proposta pelo parlamentar Gabriel Picanço (Republicanos), prestou condolências aos familiares de Antonio Sena Reis Filho, devido ao seu falecimento ocorrido no dia 16 de agosto de 2023.

Anderson Caldas

 

Veja também

Topo