O Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima (CBVZO/IFRR) realiza, nesta quinta-feira, 31, a colação de grau da segunda turma do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública. Ao todo, formam-se oito novos gestores públicos, e a solenidade ocorre no auditório da unidade, a partir das 19h30.
Segundo a coordenadora do curso, professora Fernanda Casal, ao contrário da primeira, essa turma iniciou as aulas de forma remota, devido à pandemia, e finalizou as atividades de forma presencial. “Sem dúvida, o maior desafio foi se adaptar a uma nova rotina de estudo, conhecendo presencialmente o campus, professores e colegas”, relatou.
Keully Moura, de 21 anos, é uma das formandas. Concluindo sua primeira graduação, a estudante diz viver uma sensação emocionante. “O IFRR é uma instituição de renome, e nós somos a segunda turma a se formar. Então, é uma grande honra. Durante o curso, os professores foram muito participativos e colaborativos com a turma. A pandemia foi um desafio! Nenhum colega se conhecia, pois as aulas eram remotas, mas, ao começarem as aulas presenciais, foi muito bom encontrar os colegas depois de um ano só conversando por meio da tela”, contou.
O formando Anderson Pereira, de 32 anos, revela que o momento é de celebrar uma etapa da construção da carreira profissional. “É satisfatório saber que enfrentamos desafios, seja no processo de aprendizagem, seja na vida pessoal, porém isso não nos impediu de alcançar nosso objetivo. Com força de vontade, esforço, persistência e mantendo o foco é que chegamos até aqui. Tenho perspectiva de novas oportunidades, novos desafios profissionais, com a responsabilidade de desempenhar o papel de gestor público com grande valia”, comentou.
Conforme o diretor-geral do CBVZO, Isaac Sutil, vivenciar o momento de conclusão de um curso é significativo para o acadêmico e para a instituição de ensino. “Para o acadêmico significa o êxito em fechar um ciclo formativo, abrir novas possibilidades para outro agir profissional ou continuar o processo formativo acadêmico, seja com especialização, mestrado ou doutorado na área em que está se formando. Para a instituição, é relevante e significativo no sentido de que mostra que o CBVZO está estabelecido e tem estruturado e firmado seus cursos; mostra que a unidade está dando conta de cumprir a missão do IFRR: ofertar cursos nos mais diversos níveis e modalidades (técnico, graduação, FIC, pós- graduação), e verticalizar o ensino”, explicou.
Gestão pública
O tecnólogo em gestão pública é um profissional de nível superior detentor de conhecimentos e habilidades administrativas, econômicas e sociais. Ele está apto a diagnosticar o cenário político, econômico, social e legal na totalidade da gestão pública; desenvolver e aplicar inovações científico-tecnológicas nos processos de gestão pública; planejar, implantar, supervisionar e avaliar projetos e programas de políticas públicas voltados para o desenvolvimento local e regional; aplicar metodologias inovadoras de gestão, baseadas nos princípios da administração pública, legislação vigente, tecnologias gerenciais, aspectos ambientais e ética profissional; planejar e implantar ações vinculadas à prestação de serviços públicos que se relacionam aos setores e segmentos dos processos de gestão; e avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.