Quem vive na zona rural de Boa Vista reconhece os avanços na infraestrutura. A região do Murupu, por exemplo, recebeu 14km de asfalto. O produtor rural Manoel da Conceição mora na vicinal 3 do no P.A. Nova Amazônia há 20 anos. Diante do que tem visto ocorrendo na região em termos de obras, ele acredita na importância do trabalho da Prefeitura de Boa Vista para quem vive no campo.
“As obras de infraestrutura valorizaram a região e trouxeram benefícios para todos. Com o apoio e incentivos do município estamos produzindo melancia, milho, macaxeira, feijão e conseguindo escoar esses alimentos”, disse.
Segundo seu Manoel, boa parte do que produzem é encaminhado para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Alimenta Brasil (PAA) e para as cooperativas. Com a implantação do asfalto, em novembro do ano passado, tudo mudou. Hoje, o produtor rural já pensa em aumentar sua produção para 2024.
“Antigamente, a vicinal 3 era só a piçarra e sofríamos com a poeira. Mas a prefeitura chegou com o asfalto e melhorou 100%. Esse ano estou com 12 hectares de plantio de melancia e 6 de milho. Com esses investimentos de infraestrutura, minha expectativa de produção só aumentou”, disse o produtor.
Infraestrutura que reflete na educação
A nova realidade também beneficia os alunos da Escola Municipal José David Feitosa Neto. De acordo com a gestora Célia Maria Soares, ver as vicinais da região asfaltadas era um sonho de toda a comunidade. Isso facilitou a chegada dos alunos à escola.
“No período de chuva, tinha muita lama e às vezes o transporte escolar atolava. Em alguns casos, os alunos perdiam aula. Agora, tudo mudou com grande parte das vicinais asfaltadas. Uma boa infraestrutura reflete também na educação dos nossos alunos, pois garante o acesso do transporte a unidade de ensino”, afirmou a gestora.
Além de melhorias de infraestrutura na região, a prefeitura está investindo na construção de uma Unidade Básica de Saúde, com a mesma estrutura física das UBSs da área urbana. Outra novidade é que o município já licitou a construção de uma nova escola na região com previsão das obras iniciarem ainda esse ano.
“Esse posto de saúde era um anseio das famílias que vivem nessa região. Elas não precisarão mais se deslocar até a área urbana de Boa Vista para os atendimentos médicos. Sem falar na construção de uma nova escola que vai contribuir bastante para os alunos que vivem no PA Nova Amazônia”, ressaltou a gestora Célia Maria Soares.
Wandilson Prata