Talento e criatividade dos alunos da Rede Municipal de Ensino invadiram o Teatro Municipal de Boa Vista, na noite dessa terça-feira, 5. Com o tema “Diversidade Artística na Aprendizagem”, a 2ª edição do projeto Vernissage conta com a exposição de 180 obras artísticas produzidas nas etapas de Educação Infantil.
A Vernissagem – mostra artística que reúne pinturas, fotografias e esculturas – segue até esta quarta-feira, 6, no Foyer do Teatro Municipal. De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Cônsuelo Sales, o evento é uma noite de talentos dos alunos de Boa Vista que explora diversos ambientes artísticos.
“A educação dá o protagonismo das crianças na aprendizagem. E o que a gente vê na mostra. A criança revelando o seu dia a dia por meio da arte. Esse evento é importante porque são alunos da área urbana e indígena que têm essa troca de experiência e que resulta na diversidade, nessa riqueza de culturas”, disse.
Nas obras de artes, os autores representam experiências e aprendizagens por meio das linguagens de artes visuais, dança, música e teatro. O projeto contribui para o protagonismo dos alunos por meio de experiências artísticas. Aos 10 anos, a pequena Ana Sophia, participa pela segunda vez da Vernissage.
“No meu quadro há três tipos de pássaros: uma arara, um tucano e o terceiro está na minha imaginação. Temos também flores bem diferentes do que a gente costuma ver e formas diferentes, como pontiaguda e círculos. No fim, eu fiquei bem feliz com o quadro, achei bonito”, relatou.
Festival Educa Talentos
Simultaneamente à abertura da Vernissage, na sala Roraimeira, ocorreu a última etapa do Festival Educa Talentos 2023. No total, 50 escolas municipais participaram do projeto e nesta fase do evento, dez apresentações artísticas foram selecionadas para subir ao palco do Teatro Municipal.
Três apresentações venceram o festival. Os pequenos receberam premiações com medalhas e troféus em colocações de primeiro, segundo e terceiro lugar. Com a apresentação musical, Sofia Menezes, 8 anos, encantou os jurados e garantiu a primeira colocação do pódio.
“Fiquei com um pouquinho de vergonha para subir ao palco, mas achei muito legal. Depois que comecei a cantar, o nervosismo acabou passando e fiquei bem feliz. Treinei muito para a apresentação de hoje, assisti aulas na internet para fazer tudo certinho e deu certo”, celebrou a pequena campeã.
Jaqueline Pontes