Três cursos inseridos no Programa de Capacitação Continuada da PCRR (Polícia Civil de Roraima) vão atender aos policiais civis, ao longo do mês de setembro. Serão aplicados os cursos de Operador de ARP (Aeronave Remotamente Pilotada), conhecida como drone, em duas turmas, o curso de Combate ao Tráfico Humano e ainda um treinamento para a utilização das plataformas digitais usadas pela Polícia Civil.
De acordo com informações prestadas pela diretora do DPE (Departamento de Polícia Especializada), delegada Elivânia Aguiar, os cursos serão realizados por meio do Nupen (Núcleo de Pesquisa e Ensino), da Polícia Civil.
Curso de ARP
Do dia 11 a 15 e de 18 a 22 próximo, será realizado o curso de Operador de ARP, tendo como instrutor o subtenente QPCBM Rômulo da Penha Andrade.
Ao todo, 40 policiais participarão do curso em duas turmas. Em cada turma serão dez policiais civis e dez profissionais de outras forças de segurança que atuam no combate ao crime ambiental.
A capacitação terá uma carga horária de 40 horas, com aulas teóricas e práticas, das 8h às 12h e das 14h às 18h. As aulas teóricas serão desenvolvidas nas instalações do Centro de Ensino e Instrução Bombeiro Militar, na Rua Fábio Magalhães, n° 230, no bairro 31 de Março.
As aulas práticas ocorrerão no Parque de Exposição Dandãezinho, pista principal, localizada na BR 174, no Monte Cristo.
O curso se propõe a apresentar aos profissionais de segurança pública preparo técnico adequado para que possam atuar de forma eficaz durante o atendimento de demandas referentes à atividade em que o uso de aeronave remotamente pilotada seja realizado de forma a identificar riscos e otimizar a aplicação da aeronave, alinhado ao uso correto a fim de alcançar maior eficiência no cumprimento da missão.
Curso de combate ao tráfico humano
Em um passo significativo em direção ao fortalecimento das operações de combate ao tráfico humano, o Governo do Estado, por meio da PCRR, assinou um Termo de Cooperação Técnica com a organização internacional The Exodus Road. A parceria pioneira permitirá que os integrantes das Forças de Segurança de Roraima participem do curso de Combate ao Tráfico Humano, por meio da TraffickWatch Academy.
No âmbito da Polícia Civil, o curso está inserido no Programa de Capacitação Continuada, para fins de promoção na carreira e as inscrições vão até o dia 18 de setembro.
O acordo de cooperação técnica assinado permitirá que não somente os policiais civis, mas todos os integrantes das forças de segurança do Estado tenham acesso à plataforma de treinamento da TraffickWatch Academy Brazil, que faz abordagens abrangentes, com especialistas de renome, que incluem perspectivas da Polícia Federal, do Ministério Público do Trabalho e até mesmo de agentes do FBI.
A capacitação permitirá que os policiais civis de Roraima e agentes de outras Instituições de Segurança, ampliem sua expertise e mergulhem nas complexidades do tráfico de pessoas no Brasil e recebam insights cruciais sobre ferramentas para investigações policiais.
Os integrantes das forças de segurança interessados na capacitação, podem garantir sua participação inscrevendo-se até o dia 18 de setembro, através do link de inscrição.
Treinamento de plataforma digital
Numa parceria com a Escola de Governo e a Faculdade Estácio, a Polícia Civil vai realizar um treinamento para a utilização das plataformas digitais utilizadas pela Instituição, no período de 25 a 29 de setembro.
Essa é a segunda turma do treinamento, que terá a duração total de 20 horas, sendo ministrado pelos escrivães Fernando Luiz Eiji de Lucena Imagawa e Geovane Pimenta de Sousa.
Durante a capacitação, os policiais serão treinados para o manuseio no PPE (Procedimento Policial Eletrônico), do SEI (Sistema Eletrônico de Informação), Idnet (Portal de Identificação Civil e Criminal) e Projudi (software de processo eletrônico mantido pelo Conselho Nacional de Justiça).
A meta da Polícia Civil, por meio do Nupen é capacitar e tornar os policiais aptos para trabalhar em ambiente digital, visando o aperfeiçoamento dos conhecimentos teóricos e práticos necessários para desenvolver total domínio na utilização dos sistemas eletrônicos, melhorando a confecção de boletim de ocorrências, emissão de requisições; despachos e emissão de documentos via SEI, além de lançamentos no sistema Projudi.
De acordo com diretora do DPE, o curso foi uma solicitação das delegacias do interior do estado.
“Vamos treinar os policiais para usar o PPE, que é a plataforma onde registramos o boletim de ocorrência e confeccionamos todas as peças do inquérito policial, além das outras plataformas. Com isso, através deste curso, vamos melhor capacitar esses profissionais que trabalham no interior do estado, para que eles também tenham condições de exercer a sua função de forma exemplar”, disse a diretora.
A capacitação ocorrerá no Laboratório de Informática do Centro Universitário Estácio Atual, (laboratório 504 e 505, situado na Rua Jornalista Humberto Silva, 308, bairro União – Boa Vista).
Sandra Lima