Para garantir a segurança alimentar e nutricional das populações carentes, também fortalecendo a Agricultura Familiar, o Governo de Roraima está com as inscrições abertas do PAA Povos Indígenas (Programa de Aquisição de Alimentos) até o dia 09 de outubro.
Segundo a coordenadora do PAA Estadual, Yoná Suanny, a meta do Governo é também incentivar a produção agrícola familiar das comunidades, garantindo a valorização das práticas tradicionais, contribuindo ainda para a preservação de cultura e identidade.
Os interessados em participar do PAA Povos Indígenas devem se dirigir à unidade local do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), que fica no Parque Anauá. Os documentos necessários são: Ficha de Inscrição; Cópia do RG; Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Cópia da DAP/CAF. O edital também pode ser acessado no endereço eletrônico: https://seadi.rr.gov.br/edital-indigena/.
“O PAA incentiva a Agricultura Familiar Indígena também por meio da compra de produtos agropecuários, fortalecendo e garantindo renda às comunidades. A destinação destes alimentos encontra pessoas em situação de vulnerabilidade social em nosso Estado”, afirmou Yoná.
Além dos povos indígenas, as novas regras do PAA, implementadas em 2023 pelo Governo Federal, priorizam também a participação de quilombolas e negros com objetivo de promover a igualdade e o combate às desigualdades históricas.
PAA-RR
Em Roraima, o Programa de Aquisição de Alimentos beneficiou centenas de produtores agrícolas. Além disso, o programa contribui para a geração de renda no campo, estimula a produção de alimentos saudáveis e promove a segurança alimentar e nutricional da população.
Entre os alimentos adquiridos pelo programa estão frutas, verduras, legumes e tubérculos. Além de contribuir para uma alimentação saudável das pessoas atendidas pelas entidades beneficentes, o PAA também estimula a diversificação da produção agrícola e a preservação do meio ambiente.
Michel Sales