Principal referência hospitalar do Estado, o HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) completou 32 anos no dia 2 de setembro. A unidade celebrou a data nessa terça-feira, 12, com a inauguração do setor de ressonância magnética.
Orçado em R$ 6.138.333,33, o novo espaço foi alicerçado por meio de receita do próprio Governo com recursos provenientes SUS (Sistema Único de Saúde), contemplando tanto a reforma do bloco onde foi implantado, quanto a aquisição de equipamentos de última geração.
“O HGR atende grande parte da população de Roraima e em nossa gestão passou por uma grande reforma, revitalização com novos equipamentos. Em 32 anos, passamos de 10 leitos de UTI para 68, de 150 leitos de enfermaria para mais de 400, saímos de seis centros cirúrgicos para 16 novos”, ressaltou o governador de Roraima, Antonio Denarium.
A oferta de exame de ressonância magnética é inédita na Saúde Estadual, já que antes o serviço era ofertado somente na Rede Privada. Só este ano, por exemplo, foram realizados 3.694 procedimentos, por meio de clínicas conveniadas aos SUS.
“Esse equipamento vai reduzir o tempo de internação dos pacientes dentro da unidade, os laudos e diagnósticos serão realizados com mais eficiência e uma previsão de redução de até 70% de despesas extras, porque nós absorveremos esse serviço dentro do nosso hospital com os nossos profissionais”, pontuou a secretária da Saúde, Cecília Lorenzon.
Finalidade
Os aparelhos implantados na sala de ressonância do HGR têm como objetivo detectar, diagnosticar e monitorar o tratamento de doenças, entre elas o Parkinson, Alzheimer, Endometriose, Cistos do Ovário, Hérnia de Disco e Estenose Lombar.
De acordo com a diretora Geral do HGR, Patrícia Renovato, a implantação do serviço de ressonância dentro do hospital é uma extensão do vasto investimento que o Estado realizou ao longo dos últimos meses.
“Nós tivemos bons investimentos na saúde, em 2022 foi inaugurado o anexo do HGR, inauguração do pronto socorro de urgência e emergência, ganhamos novas enfermarias e leitos. Contamos com diversas especialidades, equiparando-se aos hospitais de grande porte do país”, destacou.
Homanagens
Antes da inauguração do setor, a programação no HGR contou com a apresentação da Banda de Música da PMRR (Polícia Militar de Roraima) e do Vozes de Curam, coral formado por servidores da unidade.
A direção do HGR também promoveu uma singela homenagem a servidores que atuam na unidade desde a sua inauguração. Entre os homenageados está a almoxarife Edilene do Nascimento.
Ela iniciou a sua jornada no HGR em 1995 e desde então vem acompanhando todo o crescimento, as conquistas e lutas que a unidade.
“Nós vivemos tempos de evolução constante no HGR, com equipamentos de ponta que eram um sonho para os colaboradores, servidores e população, tudo para oferecer um serviço de qualidade”, salientou a servidora.
Suyanne Sá