Jogos da Juventude: Joan Penaloza conquista bronze na modalidade Águas Abertas

Ele terminou a prova em 58’49″7, ficando atrás apenas de Matheus Cunha, do Rio Grande do Sul, que registrou 58’49″2 e do campeão da prova, Matheus Siniscalchi, de São Paulo, que fez a prova no tempo de 58’45″0. – Fotos: Ascom/Seed

O jovem nadador Joan Penaloza fez história para o Estado de Roraima ao conquistar a medalha de bronze na modalidade Águas Abertas, uma das novidades da edição dos Jogos da Juventude 2023.

Joan Penaloza, um colombiano que adotou Roraima como lar, garantiu a terceira colocação na prova dos 5km com um impressionante tempo de 58’49″7, ficando atrás apenas de Matheus Cunha, do Rio Grande do Sul, que registrou 58’49″2 e do campeão da prova, Matheus Siniscalchi, de São Paulo, que fez a prova no tempo de 58’45″0.

Joan liderou a prova durante as sete voltas de um total de oito. Na última volta, o segundo colocado adicionou mais força às braçadas e passou o representante de Roraima. A disputa contou com 20 participantes.

“Uma das melhores provas que eu fiz na vida, a primeira medalha de maratona aquática para Roraima”, disse Penaloza, aluno da escola Sesi em Boa Vista e da equipe do Sinpol.

Representantes de Roraima participam de prova inédita no Brasil

Os nadadores de Roraima seguem fazendo história nos Jogos da Juventude, ao disputarem neste sábado, 16, pela manhã, o revezamento 4x750m em Águas Abertas, prova inédita, que ocorreu pela primeira vez no Brasil.

Joan nadou ao lado da atleta Ariadne Gomes Araújo, da Escola Estadual Ana Libória e da equipe do Sinpol. A dupla ficou na 10ª colocação. Com o tempo de 41’06″04, os atletas deixaram sua marca sendo os pioneiros de Roraima a participarem desta prova.

Flávia Alves, técnica de natação da delegação roraimense, disse que a participação da natação foi positiva e que todos os atletas estão de parabéns pelo esforço e desempenho.

“A natação teve um desempenho muito bom, tivemos a prata nos 100m borboleta, com Yago, e o bronze na prova de Águas Abertas. Para Roraima ser mencionada pelas demais delegações, o saldo foi muito positivo”, avaliou.

A competição se encerra hoje, 16, e Roraima finaliza os Jogos da Juventude com duas medalhas, sendo uma de prata com Yago Araújo, do Colégio Estadual Militarizado Camilo Dias, e o bronze de Joan Penaloza.

Os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), reuniram mais de 4.500 atletas com idades entre 15 e 17 anos, representando escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

Roraima participou com uma delegação composta por 178 integrantes.

O Governo do Estado forneceu todas as passagens aéreas da delegação. O COB é responsável por toda a logística do evento, assim como estadia e alimentação.

Layse Menezes

 

Veja também

Topo