O deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União) usou a tribuna do Plenário Noêmia Bastos Amazonas nesta terça-feira, 19, para falar sobre indicações feitas ao Poder Executivo como forma de colaborar para a melhoria no atendimento aos pacientes do Hospital Regional Sul Ottomar de Sousa Pinto, em Rorainópolis.
Ele solicitou, via Indicação Parlamentar nº 525/2023, a instalação imediata de aparelho de mamografia na unidade hospitalar de Rorainópolis para atender a população. “Temos lá um aparelho de mamografia e pedimos com urgência para que ele seja instalado o quanto antes para atender as mulheres do Sul do Estado”, defendeu Cirurgião.
Com o aparelho em funcionamento, alertou o parlamentar, será possível ainda o atendimento para quem mora em Caracaraí, São Luiz, São João da Baliza e Caroebe, e, desta maneira, detectar casos precoces de câncer de mama.
Outro pedido feito pelo parlamentar está descrito na Indicação nº 524/2023. Nele, ele solicita ao governo do Estado a destinação urgente de ao menos duas ambulâncias a Rorainópolis, para atender os casos de urgência e emergência. “Em algumas situações, é preciso o deslocamento de pacientes mais graves para Boa Vista”, complementou.
As manifestações ocorreram após moradores apresentarem as necessidades ao parlamentar que tem feito ações de fiscalização e visitas à região. “Eu vi a evolução pela qual o hospital tem passado ao longo dos anos. Em breve, serão inaugurados mais 30 leitos, aumentando assim a capacidade para 90 pacientes internados”, destacou o deputado.
Em aparte, os deputados Gabriel Picanço (Republicanos) e Marcos Jorge (Republicanos) apoiaram a iniciativa do colega de Parlamento, dada a importância de reforçar os cuidados com a saúde pública.
“Acredito que o aparelho de mamografia seja de extrema necessidade naquela região com mais de 80 mil pessoas nos municípios. As mulheres precisam fazer exames preventivos para amenizar problemas futuros”, complementou Picanço.
“Além de reforçar a questão da mamografia, fundamental e importante para saúde feminina, precisamos fomentar a prevenção de problemas de saúde. Estudos apontam que, a partir de 2030, o câncer será um problema mundial”, falou Marcos Jorge, que aproveitou para ressaltar a importância dos agendamentos de consultas com especialistas dos pacientes no próprio município. “Evitar que as pessoas se desloquem para Boa Vista só para agendar tratamento. Peço para que adote as medidas necessárias para que, administrativamente, isso seja feito Hospital de Rorainópolis”.
Intervenção
Na oportunidade, o deputado Dr. Cláudio Cirurgião falou da Indicação nº 529/2023, em que apresenta à Procuradoria-Geral do Estado pedido de representação interventiva do governo no município de Rorainópolis. “É inaceitável a forma como aquele prefeito [Leandro Pereira] vem tratando o povo. As ruas estão abandonadas, servidores com salários atrasados, menosprezando decisões judiciais”, justificou na tribuna, além de citar abandono de obras e emendas parlamentares não executadas destinadas por deputados federais.
O discurso de Cirurgião recebeu apoio do deputado Rarison Barbosa (PMB). “Mas o povo está padecendo pela prefeitura de lá, que não funciona. Salários atrasados, não funciona a saúde, a educação, o mato tomou conta do município, cidade às escuras. O povo clama e precisamos, enquanto representantes dele, apresentar a solução, uma saída para a população de Rorainópolis”, falou.
Para o deputado Renato Silva (Podemos), a situação “é mais grave do que nós podemos explanar com palavras”. “Temos elementos suficientes para intervenção do Estado naquele município, salários atrasados e dívidas com mais de dez anos”, contou.
Conforme o deputado Chico Mozart (PP), a reclamação é diária. “O que me causa estranheza é que Rorainópolis é o que mais recebe repasses do Estado, justamente esses recursos que ajudam a pagar as contas do município”, concluiu.
Yasmin Guedes