Música ao vivo, hall decorado e muitas mensagens e abraços fraternos. Foi assim que os servidores da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) foram recebidos nesta terça-feira, 19. A campanha “Setembro Amarelo: Abraçando nossos servidores”, promovida pela Casa, visa à promoção do diálogo aberto sobre saúde mental.
O evento se iniciou com a inauguração do “Mural do Abraço”, local onde os servidores puderam deixar uma mensagem positiva e afetiva a todos que passam por problemas emocionais, a exemplo de depressão e ansiedade. A servidora Tatiana Santos contribuiu com o mural e aprovou a ideia do Parlamento roraimense.
“Diariamente, testemunhamos pessoas tirando as próprias vidas e, muitas vezes, não temos noção de que os nossos colegas estão passando por esses problemas. Assim, creio que uma campanha como essa contribui significativamente para encorajar a busca por ajuda, que é o principal passo que a pessoa precisa ter para curar a doença”, refletiu Santos.
Houve também uma roda de conversa, em que foram compartilhados experiências e aprendizados relacionados à saúde mental. A psicóloga Marcelle Wottrich conduziu a atividade e ressaltou a relevância do debate sobre saúde mental no ambiente de trabalho
“Esse é o momento em que a gente busca o abraço dos servidores, né? Para que a pessoa se conheça realmente e comece a trabalhar a questão do autocuidado e do autoconhecimento. Afinal, é impossível acolher alguém que está em sofrimento se você não estiver bem. Então, a gente primeiro fala em valorização da vida, para que, assim, todas as possibilidades existam”, explicou a psicóloga.
A deputada Catarina Guerra (União) ressaltou que a iniciativa contribui para a reflexão da valorização da vida. “Essa é uma ação em que deixamos uma semente plantada nos nossos servidores para que eles possam espalhar esse sentimento, oferecer uma ajuda, dar muitos abraços e assim melhorar a qualidade de vida de cada um deles”, enfatizou a deputada
O parlamentar Marcelo Cabral (Cidadania), vice-presidente do Poder Legislativo, também compareceu e não saiu sem deixar uma mensagem de apoio. “É importante dizer que a Assembleia está valorizando o servidor, a família dos servidores, as pessoas que vivem e convivem no dia a dia e que muitas vezes a gente dá somente um bom-dia. Então, você que não abraçou sua mãe, pai, irmão, esposo, esposa, dê um abraço de gratidão e amor”, sugeriu.
Promovido pelas superintendências de Programas Especiais e de Gestão de Pessoas da Casa Legislativa, o evento promove a discussão sobre saúde mental, no contexto pessoal e profissional.
“Nos últimos anos, a Assembleia tem priorizado fazer uma campanha de sensibilização no Setembro Amarelo, que combate o suicídio. Este ano, resolvemos valorizar mais nossos servidores e fazer algumas ações dirigidas para eles. Vamos fazer rodas de conversa, palestras e a semana do abraço. Todo mundo abraçando todo mundo, um abraço fraterno de paz, de esperança e de valorização da vida”, ressaltou Pablo Sergio, superintendente de Programas Especiais.
Já Adília Menezes, diretora de Gestão de Pessoas, frisou também o caráter contínuo de auxílio psicológico aos servidores do Legislativo. “De uma maneira permanente, temos psicólogos que atendem todos os nossos servidores, porém em setembro a gente vem intensificando. E isso demonstra que eles não estão sozinhos, e que podem contar com o acolhimento do Poder Legislativo”, disse.
Programação
Confira a programação completa do “Setembro Amarelo: Abraçando nossos servidores”:
19/9
15h – No auditório da Sup. Prog. Especiais – Roda de conversa com os servidores da ALE-RR e a professora e psicóloga Marcelle Wotrich, da Unidade de Justiça Comunitária do TJRR;
20/9
15h – Podcast do Abraço ao vivo pela Rádio Assembleia, TV e redes sociais, mediado pela deputada Catarina Guerra com a participação do ex-deputado Evangelista Siqueira, a psicóloga Gabriele Almeida, psiquiatra Wagner Costa e uma convidada.
21/9
8h às 10h – No auditório da Sup. Prog. Especiais – Roda de conversa com os servidores da ALE-RR e a professora e psicóloga Marcelle Wotrich, da Unidade de Justiça Comunitária do TJRR;
15h às 18h – No Plenarinho – Palestra “Conheça suas Emoções, Mergulhe no seu Subconsciente”.
Anderson Caldas