O polo Pedra Pintada do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), realizará uma mostra de balé nesta quinta-feira, 21, a partir das 19h. O evento contará com apresentações de 110 crianças das aulas gratuitas oferecidas pelo centro.
“O evento é em alusão ao Dia da Bailarina, comemorado em 1º de setembro. Tivemos que adiar um pouquinho porque entraram muitas crianças novas, que ainda precisavam se inteirar dos ensaios. Mas graças a Deus, todas elas já conseguiram. Estão bem ensaiadas”, explicou coordenadora do polo, Suzana França.
Ainda segundo França, a mostra é o momento de incluir a família e reconhecer a dedicação dos alunos. “A gente quer incentivar para que as crianças tenham esse momento delas e que possam participar. Isso também é mais um incentivo aos pais e às crianças”, complementou.
Ensaios
Os alunos foram divididos em quatro equipes, conforme faixa etária. Cada grupo apresentará uma música e uma vestimenta caracterizada. Há mais de dez anos, a professora de dança Isnaíra Menezes dá aulas de balé em projetos sociais como o do CCJuv. Ela conta como estão os preparativos das coreografias que ensaia há um mês e meio.
“Já tínhamos feito o ano passado um chá no Dia da Bailarina. Agora, resolvemos fazer a amostra. Procuramos um tema mais fácil para que elas conseguissem encaixar os movimentos e que tivessem uma maior facilidade, porque nós temos um grupo um pouco misturado com meninas mais recentes. Para que elas conseguissem fazer o movimento juntas, fizemos adaptações”, contou a professora.
Além de ensinar os passos, Menezes também prepara as meninas psicologicamente para a apresentação. “Nos ensaios, converso muito com elas. Porque eu falo que é para a família delas, para elas. Então, nessa última semana, vi a postura delas diferente e elas estão muito alegres, estão com muita vontade de apresentar, mas também estão muito nervosas”, revelou.
Anne Catarina Araújo, de 8 anos, está ansiosa para a sua primeira apresentação de balé. Ela segura a emoção enquanto aguarda o grande dia. “Esses ensaios estão indo muito bem, porque estamos fazendo muitas coisas legais do balé, como a ponte. Eu estou muito ansiosa, mas vai ser muito legal, porque vai ter coisas como maquiagem e as roupas para apresentar”, disse Anne, que já planeja seguir carreira como bailarina.
Anne fará sua estreia ao lado da experiente Kimberly Teixeira, de 9 anos. Ela dança há 5 anos em outros projetos e migrou para o polo do CCJuv quando se mudou de bairro.
“No final do ano passado, a professora começou a falar que teríamos uma apresentação no ano seguinte. Eu gosto muito de fazer apresentações, porque no meu primeiro ano de balé, participei de uma e gostei muito. Então, estou realmente muito ansiosa”, revelou Teixeira.
O polo Pedra Pintada funciona na Avenida Diamante, nº 1227, no bairro de mesmo nome. Além dele, o CCJuv oferece mais de 20 modalidades esportivas e culturais gratuitas em outros sete polos de bairros de Boa Vista: Asa Branca, Liberdade, Pintolândia, Senador Hélio Campos, Tancredo Neves, Bela Vista e Jardim Primavera.
Para mais informações, os interessados podem procurar a Superintendência de Programas Especiais, na Avenida Ataíde Teive, nº3.510, bairro Buritis, ou ligar para o Call Center da Casa Legislativa pelo número 0800-006-0670.
Suellen Gurgel