Em uma ação coordenada pela PCRR (Polícia Civil de Roraima), agentes da DRE (Delegacia de Repressão à Entorpecentes) e o Denarc (Departamento de Narcóticos), com apoio do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), pelo programa Mosaico, deflagrou a terceira fase da “Operação Cambio de Ruta”. O desdobramento da ação, ocorre em conjunto com as Polícias Civis dos estados de Mato Grosso, Pará e Paraná.
A operação Cambio de Ruta (O nome da operação, traduzido do espanhol significa mudança de rota), visa combater o tráfico de drogas em Roraima e começou após a apreensão de 320 quilos de drogas, um avião monomotor e um veículo nos dias 04 e 05 de junho deste ano. Naquela ocasião, a Polícia Civil identificou uma organização criminosa utilizando uma pista clandestina em uma fazenda arrendada e usada como entreposto de armazenamento de drogas.
A delegada titular da DRE, Francilene Lima Hoffmann de Varga, disse que após a apreensão da droga em junho, foi executada uma segunda fase da operação no dia 28 de agosto, em Boa Vista e Rorainópolis.
Na ocasião, a Polícia Civil de Roraima cumpriu sete mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão. Durante a Ação, os policiais prenderam duas pessoas em flagrante por posse ilegal de armas.
Em desdobramento às investigações, desde ontem, dia 18, um delegado, seis agentes e um escrivão da Polícia Civil de Roraima executam a terceira fase da Operação Cambio de Ruta, com o objetivo de cumprir quatro mandados de busca e apreensão e quatro de prisões em três estados brasileiros: Mato Groso, Pará e Paraná.
A delegada Francilene explica que essa fase, visa arrecadar provas documentais, elos entre os envolvidos e possíveis participação societária oculta entre integrantes da organização criminosa.
“Até o momento os policiais apreenderam um vasto número de papéis e objetos que serão analisados pela equipe da DRE e do DENARC, aqui em Boa Vista. As ações ainda estão em andamento, com o apoio das Polícia Civis dos três Estados”, disse a delegada.
Projeto Mosaico
Lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Projeto M.O.S.A.I.C.O. (Modernização de Operações de Segurança Pública com Autonomia e Integração Para o Combate ao Crime Organizado), tem como objetivo apoiar unidades de Polícia Judiciária na repressão qualificada às organizações criminosas que agem mediante emprego de violência, visando a sua desarticulação por meio de descapitalização. Tem por finalidade a valorização dos profissionais envolvidos no projeto com conhecimento e melhores condições de trabalho, ampliar o alcance de investigações sobre organizações criminosas violentas além dos limites do Estado e fomentar condições para que essas investigações também alcancem o patrimônio dos suspeitos, formando uma rede entre os profissionais dedicados a esse trabalho.