Reflexões e dinâmicas marcaram o encerramento da campanha “Abraçando nossos Servidores” realizado nesta quinta-feira, 21, na Assembleia Legislativa de Roraima, pela Superintendências de Programas Especiais e de Gestão de Pessoas, em conjunto com a Escolegis, com a palestra “Conheça suas Emoções, mergulhe no seu subconsciente” ministrada pelo treinador comportamental André Russo.
Na chegada ao Plenário Valério Caldas de Magalhães, cada participante recebeu papel e caneta, além do laço amarelo símbolo da campanha de prevenção ao suicídio e valorização da vida. O material foi utilizado por Russo para exemplificar cada etapa da palestra.
A servidora Edvanete Lima encontrou-se em cada trecho da palestra. Aos 41 anos, existia o medo de ir ao psicólogo. “A gente vai pra casa e levaremos isso. Nosso sentimento de raiva, por exemplo, é de defesa e às vezes por coisas que não são ruins. Eu estava com medo de ir a uma consulta, mas aqui ele mostrou que não é bem assim”, desabafou.
No caso da servidora Genispinho Melo, a emoção transcendeu e transbordou em lágrimas. “Quando falou de Deus… até agora não consegui me restabelecer, achei muito bonita essa palestra porque o foco foi a valorização da vida, mexeu com as nossas emoções”.
Mexer com as emoções alheias requer preparo. “Isso é científico, mas planejar uma palestra dessa sem preparo emocional é simplesmente falar de emoções e não sentir as emoções. Existe um tripé que a gente sempre fala que qualquer ser humano só assimila as coisas se ele ver, ouvir e sentir”, destacou André Russo.
Assim como a semana, defendeu a presidente da Escolegis, deputada Catarina Guerra (União), a palestra foi sucesso. “A gente tem a responsabilidade de até mesmo nas nossas aulas, em garantir a qualidade com o que é repassado, e o que vai impactar neste mês específico que visa estimular, dar um ânimo para quem está um pouco desestimulado”, ressaltou a parlamentar.
A programação começou no dia 19 de setembro com a inauguração do “Mural do Abraço”, localizado no Espaço Cultural Maria Vieira Campos, onde servidores puderam deixar mensagens positivas e afetivas, além de rodas de conversas na sede e no auditório da Superintendência de Programas Especiais, no bairro Buritis.
Neste ano o público da campanha do Setembro Amarelo foi o servidor e a servidora do Poder Legislativo. “Refletindo com a deputada Catarina Guerra e com nosso presidente Soldado Sampaio [Republicanos] avaliamos que era hora de fazer algo mais voltado para nossos servidores, trabalhar o emocional, a depressão e é algo que atinge toda nossa sociedade”, frisou o superintendente de Programas Especiais, Pablo Sérgio Bezerra.
A palestra “Conheça suas Emoções, mergulhe no seu subconsciente” está disponível na página oficial da Assembleia Legislativa no YouTube (@assembleiarr).
Yasmin Guedes