Neste dia da árvore, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RR) reforça a importância da preservação e das ações em prol ao meio ambiente. O programa ‘Ecos’ Sesc e Senac doou este mês mais de 320 kg de material reciclável, plantou árvores na creche do instituto Fecomércio, distribuiu copos reutilizáveis aos colaboradores, dentre outras.
A ação aconteceu em parceria a associações de coletas locais, que passaram por credenciamento de empresas no mês de julho. Desde então Sesc e Senac já arrecadaram diversos materiais, como papel, pilhas, garrafas pet e papelão que são encaminhadas para reuso, apoiadas por especialistas.
Os materiais foram recolhidos em etapas, e ao total as instituições receberam 302kg de papelão e 20kg de papel, que foram doados à associação de catadores de materiais recicláveis Terra Viva, e agora serão vendidos às empresas especializadas no processamento de recicláveis para serem reutilizados
Conforme a assessora interina do Programa Ecos, Vivian Roberta, o projeto tem cunho social, e contribui com a renda de diversos catadores. “O Programa de Sustentabilidade Ecos Sesc/Senac cumpre o papel de implementar e acompanhar ações que resultem na otimização de recursos e mitigação dos impactos socioambientais, além de promover junto ao corpo funcional uma cultura de trabalho mais sustentável”, explicou a profissional.
Plantação de árvores
Em setembro de 2021 os colaboradores do Sesc e Senac plantaram diversas mudas na Creche da Fecomércio, localizada no bairro Operário. A ação aconteceu em parceria com as turmas infantis de forma lúdica explicando a importância da conservação e plantação de novas árvores. Um ano depois, os alunos revisitaram o local, e puderam perceber o crescimento das plantas e o resultado do trabalho em equipe executado.
Capacitações
O Senac promove capacitações na área de turismo e de papeis reutilizáveis com propósito de levar a sensibilização à preservação do meio ambiente. Dentre as ações da área estão: oficinas de papel reciclável com alunos e colaboradores, capacitações de ESC aos colaboradores, distribuição de mais de 500 copos reutilizáveis aos colaboradores, e títulos de cursos como ‘criando roteiros inovadores’.
Conforme a instrutora de turismo e hospitalidade, Ana Paula Schipitoscki, a ‘natureza em pé se faz muito necessária’. É imprescindível para nossa permanência na terra, que pode ser aliada também às atividades econômicas sustentáveis. O ecoturismo incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”, finalizou.
Giovanna Lima