O Censo Escolar 2023 iniciou uma nova etapa. As escolas têm de 18 de setembro até o dia 17 de outubro para conferir, confirmar e retificar dados junto ao sistema EducaCenso. A coleta de informações acerca da matrícula inicial ocorreu em agosto.
“O Censo Escolar é a estatística mais importante da educação básica brasileira, pois através dos dados coletados são financiados os principais programas como o Fundeb [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica], transporte escolar, aquisição de livros didáticos entre outros. Solicitamos aos gestores, secretários responsáveis pelo censo escolar que não percam o prazo”, salientou a coordenadora do Censo Escolar na Secretaria de Educação e Desporto, Rosalete Saldanha.
Nesse período, as escolas também podem complementar informações que, por algum motivo, não tenham declarado no período inicial de coleta, desde que estes dados sejam referentes ao Censo de 2023.
Censo Escolar
O Censo é coordenado nacionalmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de escolas públicas e privadas.
De acordo com a Portaria nº 264 de 26 de março de 2007, a última quarta-feira do mês de maio é sinalizada como a data de referência do Censo Escolar. Neste ano de 2023, esta data é o dia 31 de maio. Todas as informações declaradas ao sistema EducaCenso devem retratar as informações baseando-se nesta data.
Em 2022, de acordo com dados do Censo Escolar, o Estado de Roraima registrou a matrícula de 78.911 estudantes em 368 escolas.
Layse Menezes