Na infância, um objeto simples pode se tornar um brinquedo valioso capaz de desenvolver a criatividade e a coordenação motora das crianças. Foi com esse objetivo que a produção de jogos caseiros foi incluída na programação da Semana do Bebê 2023 na tarde de quinta-feira, 21, na sede do Família Que Acolhe (FQA).
Os brinquedos possuíam apenas um requisito fundamental: serem confeccionados utilizando materiais recicláveis e itens de fácil acesso em casa. E segundo Renata Farias, coordenadora da Universidade do Bebê, bastou algumas latas de leite, garrafas pet e caixas de sapatos para a diversão ser garantida.
“O intuito do tema é para que os pais entendam que eles podem brincar com itens reciclados, como a lata de leite que entregamos todos os meses aqui no FQA, ajudando o meio ambiente e no desenvolvimento dos seus pequenos”, declarou.
Operação Brinquedo
Os pais não ficaram de fora e também ajudaram na produção, segundo Mariely Rafaely, mãe de primeira viagem do pequeno Benício Araújo de apenas 1 ano e 8 meses, as trocas e aprendizados em momentos como esses são ótimos para criar laços com os filhos.
“Quero proporcionar para o meu filho o que muita das vezes não tive na infância, para que ele guarde tudo isso. Assim como ensino e educo, também aprendo com ele, então gosto de participar das brincadeiras e dessas atividades”, disse.
Semana do Bebê 2023
Com o tema “Criando Memórias Afetivas”, a 7ª edição do projeto reforça o cuidado e a atenção da prefeitura com a primeira infância. A atividade, além de ser uma das ações estratégicas para a conquista do Selo Unicef, também faz parte da comemoração do 10° aniversário do FQA, a ser celebrado na segunda-feira, 25.
Ana Luiza Cardoso