FQA 10 Anos: “Ter procurado o programa foi uma das melhores decisões que tomei”, diz mãe da Bebê Prefeita

Os 7 meses de vida de Maria Helena foram celebrados com uma promoção da prefeitura para os bebês de Boa Vista. – Fotos: Semuc/PMBV

A semana começou cheia de fofura com o aniversário de 10 anos do Programa Família Que Acolhe (FQA), comemorado nesta segunda-feira, 25, na sede do projeto. O ponto alto do evento foi a apresentação da “Bebê Prefeita”. Aos 7 meses, a pequena Maria Helena recebeu o título por atender a todos os critérios, mas o fundamental é esbanjar saúde.

O critério de avaliação para a escolha do Bebê Prefeito vai além de fofura e carisma. O objetivo principal é garantir a saúde e bem-estar dos pequenos cidadãos. Amamentação exclusiva com leite materno até os 6 meses de vida, consultas pré-natal e puericultura em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e vacinas em dia são alguns dos critérios.

“Para o FQA, a escolha do ‘Bebê Prefeito’ significa também a oportunidade de promover conscientização sobre a importância de seguir as recomendações médicas desde a gestação. Valorizamos cada aspecto da saúde do bebê, desde a amamentação até a escolha do parto, preferencialmente, de forma natural”, afirma Valéria Reinbold, secretária-adjunta de Projetos Especiais.

Vida longa à pequena Maria Helena!

Nem a cegonha entregaria uma bebê tão saudável. O aniversário é do ‘Família Que Acolhe’, mas quem também está de parabéns é a mamãe Crislayne Souza, de 21 anos. Criar um ser humano é uma tarefa árdua, mas ela faz de tudo para garantir o sucesso da primeira filha, Maria Helena.

“Ter procurado acompanhamento do FQA foi uma das melhores decisões que tomei. Sou mãe de primeira viagem e tive muitas dúvidas e preocupações. Então, as orientações e apoio fornecidos foram essenciais para garantir a saúde e bem-estar da Maria Helena. Ela faz todo o acompanhamento médico e está perfeitamente saudável”, disse a mãe.

Parentalidade positiva

Abmael Castro tem 23 anos e é pai da “xará” da Bebê Prefeita, pois a pequena, de 1 ano e 8 meses, também se chama Helena. Ele faz questão de acompanhar a família durante os encontros no FQA e afirma que a filha ama estar com as outras crianças.

“Vou para os encontros desde a gestação da Helena e faz toda a diferença. O vínculo com a minha filha se fortalece ainda mais e todos os dias me encanto com a magia que é participar de cada fase do crescimento dela. Sou um pai orgulhoso”, contou.

O suporte faz toda a diferença

O programa segue mudando vidas, e uma delas foi a da beneficiária Joiciele de Sousa, de 23 anos. Durante a primeira gestação, em 2020, ela enfrentou dificuldades financeiras devido à pandemia de Covid-19. A mãe conseguiu o enxoval dos dois filhos, José Henrique, de 3 anos, e Havylla, de 9 meses, no FQA.

“Fui beneficiada com o enxoval e o leite. Isso foi essencial para mim tanto naquela época, quanto agora. As minhas duas gestações foram acompanhadas e apoiadas pelo FQA. O José está na creche, isso foi outra oportunidade garantida pelo programa. Já a Havylla segue frequentando os encontros comigo”, afirmou.

Bruna Norales

 

 

Veja também

Topo