Turistas se preparam para curtir o Mormaço Cultural em Boa Vista

O interesse das pessoas de outros estados brasileiros demonstra o crescimento do festival que promete movimentar a cidade nos próximos dias. – Fotos: Semuc/PMBV

No céu, o sol brilha e o calor toma conta da capital, formando uma paisagem que faz jus ao nome “Boa Vista”. Esse é o cenário perfeito para dar as boas-vindas aos turistas que vieram festejar no Mormaço Cultural. O evento começa nesta terça-feira, 26, e o desejo em celebrar os espetáculos não está apenas entre a população local, mas envolve também pessoas de outros lugares do país.

A cada publicação nas redes sociais, a Prefeitura de Boa Vista se surpreende com a quantidade de pessoas de outros estados interessadas no evento. Para o jornalista Erick Valente, o line-up está imperdível. Ele vem de Manaus acompanhado de três amigos, todos fãs da artista Vanessa da Mata.

“Um dia após o anúncio do festival nós compramos as passagens e hospedagem. O festival reúne bem a diversidade cultural do Brasil. O norte, durante muito tempo, ficou de fora da rota dos grandes artistas da Música Popular Brasileira (MPB) e é bom ver essa reparação num festival aberto a todos”, disse.

Segundo o presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC), Dyego Monnzaho, esse alcance é mais uma prova de que o festival está crescendo e não vai parar. “Queremos que a cultura local chegue a cada canto do país. A população boa-vistense e os visitantes vão se divertir muito nesses seis dias”, contou.

A hotelaria também aproveita para lucrar com o Festival Mormaço Cultural

A programação do Mormaço é aplaudida pelos hóspedes de uma empresa de hospedagem econômica (hostel). O local aproveitou a oportunidade para criar um pacote promocional para os turistas que vieram para o festival. Todos receberão um desconto de 10% na diária, entre os dias 29 de setembro e 1° de outubro.

“Os espaços são compartilhados aqui no ‘hostel’. Então, sempre tem bastante conversa rolando e o assunto principal tem sido o Mormaço. Os hóspedes estão animados e nós aproveitamos para criar um pacote promocional de sexta-feira a domingo, quando a demanda costuma ser grande”, disse Agda Oliveira, gerente.

Expectativa lá em cima

Também fã da cantora Vanessa da Mata, o paraense Marco Antonio está ansioso para tomar um “banho de chuva”. O jovem, nascido em Belém, tem 25 anos e é psicólogo. Ele veio para Boa Vista a trabalho, mas não vai perder a oportunidade de aproveitar cada minuto dos shows.

“Participo de um grupo de psicólogos que veio a Roraima este mês. Tem gente aqui e mais estão chegando. Estamos combinando de ir juntos para o Mormaço. Vai ser nossa primeira programação na cidade. Então, vamos começar essa jornada com o ‘pé direito’. Eu amo a Duda Beat e sou fã da Vanessa da Mata, mas também estou interessado nos artistas da terra para conhecer um pouco mais sobre o Estado”, contou.

Neila França, manauara e também psicóloga, conheceu Marco durante a estadia no ‘hostel’ e, rapidamente, viraram amigos. “A nossa energia combinou. Conversamos e rimos bastante durante esses dias. Nós dois gostamos de várias coisas em comum e uma delas é a voz da Vanessa da Mata”, disse a hóspede, sorrindo.

Mormaço 2023

Com mais de 30 horas de programação, o evento ocorre no Teatro Municipal entre os dias 26 e 29 de setembro e no Parque do Rio Branco, nos dias 30 de setembro a 1° de outubro.

Bruna Norales

 

 

Veja também

Topo