O Tribunal de Contas de Roraima (TCERR) mobilizou nesta quinta-feira, 28, 27 equipes de Controle Externo para fiscalizar, em tempo real, 30 unidades de ensino infantil, envolvendo creches e pré-escola. A ação teve início às 7h e acontecerá em todos os municípios do estado, exceto Uiramutã. Estão sendo analisadas as estruturas físicas, a acessibilidade, nutrição, a segurança, os recursos pedagógicos e respeito à diversidade.
As primeiras imagens enviadas pelas equipes técnicas de Controle Externo do Tribunal de Contas de Roraima (TCERR) já foram observadas algumas irregularidades nas unidades de ensino infantil da Capital e do Interior.
Durante a fiscalização in loco, os auditores do TCERR, munidos de tablets, checam as condições das unidades, baseados em 64 questões que tratam, por exemplo, da iluminação e limpeza do ambiente, se as mesas e cadeiras são adequadas para os alunos, se a quantidade de crianças matriculadas atendem a legislação específica, se o refeitório está em condições apropriadas, se as crianças com deficiência possuem o acompanhamento de um cuidador e, analisa ainda a formação dos professores, entre outras peculiaridades.
Todas as informações, com fotos, dados e situações de irregularidade estão sendo transmitidas em tempo real para a central de monitoramento, montada na sala do Controle Externo da instituição.
Todo o material coletado será reunido em um relatório de cada município onde serão remetidos aos conselheiros relatores dos processos de prestação de contas das entidades fiscalizadas, para as providências imediatas que se fizerem necessárias, e aos gestores das unidades fiscalizadas.