TV Assembleia produz séries especiais sobre cuidado da saúde mental e inclusão das pessoas com deficiência

Neste mês de campanhas do Setembro Amarelo e Verde, emissora produziu material para valorização da vida e tratou sobre a inclusão de PCDs. – Fotos: Marley Lima/Reprodução TV Assembleia

Para promover a valorização da vida e debater os direitos das pessoas com deficiência (PCDs), a TV Assembleia (canal 57.3) preparou duas séries de reportagens alusivas às campanhas “Setembro Amarelo” e “Setembro Verde”. Além de promover conscientização, as produções jornalísticas oferecem informações essenciais sobre onde buscar ajuda e como se envolver ativamente nas respectivas causas.

O “Setembro Amarelo”, que é um movimento internacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio, teve nas reportagens da emissora legislativa a abordagem não apenas de temas sensíveis relacionados à saúde mental, mas também mapeou recursos e locais onde as pessoas podem encontrar ajuda quando enfrentam desafios emocionais.

Camila Dall”Agnol

“Além da informação e serviço, as reportagens trazem a responsabilidade que a gente tem enquanto sociedade, de olhar para o próximo e acolhê-lo. Nesse sentido, as reportagens indicam caminhos para a busca de ajuda para tratamento de ansiedade e outras doenças mentais, demonstrando também que essas reportagens envolvem muita cidadania”, destacou Camila Dall”Agnol, diretora de TV e Rádio da ALE-RR.

Ao todo, são quatro reportagens especiais que abordam as leis aprovadas no Parlamento estadual sobre a temática e que ressaltam o cuidado com a saúde mental e a valorização da vida. A população pode conferir a produção jornalística na programação da TV Assembleia, bem como acessá-la por meio do canal no YouTube do Poder Legislativo roraimense (@assembleiarr).

Setembro Verde: rumo à inclusão das pessoas com deficiência

A série de três reportagens sobre o “Setembro Verde” foi apresentada por Rhadachy Wakyama, primeiro jornalista formado pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) que possui autismo. Rhadachy mergulhou nas questões relacionadas à inclusão das pessoas com deficiência.

Durante as produções, Rhadachy visitou a Universidade Estadual de Roraima (UERR), onde conheceu modalidades esportivas paraolímpicas, demonstrando a relevância do esporte como ferramenta de inclusão e superação. Ele também caminhou pelas ruas de Boa Vista ao lado de um cadeirante, proporcionando um vislumbre das barreiras diárias que as pessoas com mobilidade reduzida enfrentam.

“A gente fala sobre a acessibilidade verde, quando fomos ao cinema e na Praça Ayrton Senna com o Wesley Ferreira Lima, que é cadeirante. Na segunda parte, debatemos os direitos verdes e na terceira e última parte, abordamos sobre esporte verde, em que tratamos sobre golbol e o tênis de mesa. Dessa forma, tentamos mostrar que o nosso mês não é só em setembro, mas todos os dias enquanto pessoas com deficiência”, comentou Rhadachy.

Priscila Bezerra

As matérias foram acompanhadas pela produtora Priscila Bezerra, que relatou como a oportunidade de realizar a série especial da TV Legislativa impactou na vida profissional e pessoal.

“A experiência foi gratificante, porque me emocionei juntamente com alguns entrevistados. É sensacional ter a oportunidade de trabalhar com jornalismo, pois conhecemos novas histórias. E acompanhar o Rhadachy na produção desse material foi importante para ambos, uma troca de experiências bem bacana”, destacou a produtora.

O terceiro e último episódio da série foi veiculado no Jornal Assembleia Informa desta sexta-feira, 29, mas a população pode conferir toda a série também no canal no YouTube da Casa Legislativa (@assembleiarr) e durante a programação da emissora legislativa (canal 57.3).

Anderson Caldas

 

 

Veja também

Topo