Na manhã desta quarta-feira, 4, durante as comemorações do aniversário de 10 anos do Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima (CBVZO/IFRR), localizado no Bairro Laura Moreira, antigo Conjunto Cidadão, foi lançado o vídeo comemorativo que faz o resgate da história da unidade. O campus teve sua autorização de funcionamento por meio da Portaria 993, de 7 de outubro de 2013.
Com duração de 30 minutos, o vídeo “Campus Boa Vista Zona Oeste – Relatos de uma história que está só começando” foi produzido pela Assessoria de Comunicação do IFRR. O material resgata depoimentos de pessoas estratégicas para a instalação, a implantação e o funcionamento do campus. Em breve, ele estará disponível no canal oficial do IFRR no YouTube.
A campanha em alusão ao aniversário de uma década da unidade de ensino começou no dia 4 de agosto, durante o Arraial do Zona, quando foi lançada a campanha de comunicação “O Zona é 10”. A ideia foi comemorar a data e divulgar a estrutura e a atuação do campus. O nome faz referência, de maneira descontraída, ao nome da unidade e à idade que está completando em 2023.
Na solenidade, a Banda de Música da Polícia Militar de Roraima animou as comemorações. Além de professores, técnicos administrativos, estudantes, gestores do CBVZO e do IFRR, estiveram presentes o reitor em exercício do instituto e pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Romildo Nicolau Alves, representando a reitora Nilra Jane Filgueira, que participa de reunião da rede federal fora de Roraima; o diretor-geral do CBVZO, Isaac Sutil da Silva; a ex-reitora do IFRR, Sandra Mara Dias Botelho; e a ex-diretora-geral do CBVZO, Maria Aparecida Alves de Medeiros.
Além disso, servidores pioneiros do desafio de levar educação profissional e tecnológica a uma área estratégica da capital e uma das que mais cresce, que é a zona oeste da cidade, foram homenageados. São eles: a ex-reitora do IFRR, Sandra Mara; a ex-diretora-geral do CBVZO, Maria Aparecida Medeiros; e os servidores Diogo Saul Silva Santos, Francimeire Sales de Souza e Raimundo Nonato Chacon (in memoriam). A homenagem a Chacon foi recebida pela filha dele, a professora do CBVZO Thaís Brito Chacon.
Foram ainda citados e nominados durante a solenidade de comemoração, que relembrou os desafios para a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em Roraima, pessoas importantes nesse processo, como os ex-reitores do IFRR, Edvaldo Pereira da Silva e Ademar de Araújo Filho. Na oportunidade, o apoio da atual gestão também foi destacado.
Em seu discurso, o diretor-geral do CBVZO, Isaac Sutil, disse que ao comemorar os 10 anos de criação, a unidade entra numa espécie de pré-adolescência institucional, com muito trabalho pela frente. “Temos muito a fazer, muito a aprender, muito a amadurecer, pois é só uma etapa que caminhamos, e caminhamos com a ajuda e movimento de muitos. Foram muitas mãos e pessoas empenhadas, mas acima de tudo foram servidores públicos que se esforçaram e trabalharam para que esse campus existisse hoje”, disse.
O reitor em exercício, Romildo Alves, destacou que essa data é importante para a rede federal, pois a expansão dos Institutos Federais foi importante no cenário brasileiro. “Hoje eu consigo ver a importância dessa expansão, de levar o ensino público, técnico, superior e a pós-graduação para próximo da sociedade. Muitos estudantes que estão aqui no Campus Boa Vista Zona Oeste teriam dificuldade para sair daqui e estudar no centro ou na universidade. Com a expansão, a gente aproxima o IFRR, dando oportunidade de acesso ao estudo público e de qualidade. Então, esse é um momento de comemoração e agradecimento, pois esse campus é fruto de um trabalho coletivo de várias gestões”, falou.
Noite
A programação da manhã também será realizada na parte da noite, a partir das 19h30, para que toda a comunidade acadêmica que cursa graduação, pós-graduação, cursos técnicos subsequentes ao ensino médio e Proeja possa participar desse momento, além da comunidade externa interessada. No período noturno, também acontecerá a 2ª edição do Bazar Literário do CBVZO para quem quiser aproveitar e adquirir obras da literatura a preços acessíveis.
Rebeca Lopes