A professora Katia Cilene Araújo Macêdo, da etnia macuxi, conta que viveu momentos difíceis em 2018, quando descobriu um câncer no braço, chamado de sarcoma.
Ela passou por várias consultas, exames, quimioterapia e radioterapia, além da cirurgia para retirada do tumor no HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento).
“Doutor Anderson [Benetta], foi quem fez a minha cirurgia. Eu estava com um sarcoma de alto grau no braço esquerdo. O tumor que foi retirado tinha 10 centímetros, perdi todo o meu bíceps, então tinha uma probabilidade de perder o movimento do braço, mas graças a Deus e ao tratamento da Unacon-RR [Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima], com ajuda da quimioterapia e de toda a equipe, foi possível vencer a doença”, afirmou.
Ela destaca que não é fácil passar pelo tratamento de quimioterapia e radioterapia, mas acredita que se descobrir a doença logo no início, a chance de cura é possível.
“Eu sei que não é fácil passar por quimioterapia e por uma radioterapia, ver se cabelo cair, mas eu digo que o câncer é uma doença que tem cura, tem tratamento. As pessoas precisam saber que, se diagnosticado no tempo certo, a possibilidade de recuperação é quase 100%”, disse.
Referência no tratamento de pacientes com câncer no Estado, a Unacon-RR realizou 90.596 atendimentos médicos e multiprofissionais até agosto de 2023. Foram feitas 567 cirurgias e 1.232 quimioterapias administradas.
De acordo com o diretor da Unacon-RR, Anderson Dalla Benetta, a cada ano vem crescendo o número de atendimentos na unidade, e acredita que até o fim de 2023, chegue a mais de 135 mil atendimentos, superando o ano anterior que foi de 110.007.
“A demanda aos atendimentos de pacientes com câncer, vem aumentando, ano após ano. Entre os tumores mais incidentes, está o câncer de mama, a neoplasia com maior crescimento no nosso Estado”, destacou.
Ele disse que pensando em oferecer um atendimento ainda melhor e de qualidade, a Unacon-RR vem se modernizando e ampliando o número de consultas oferecidas para a população, por meio de ampliação e reformas dos consultórios e sala de espera.
“A Secretaria de Saúde realiza um processo de modernização e ampliação dos ambulatórios. Estamos passando por uma reforma, que está para finalizar, todos os consultórios e sala de espera foram contemplados. Tínhamos cinco consultórios e hoje estamos com seis, elevando assim o número de consultas de 500 por semana para 650”, ressaltou.
De acordo com ele, um novo serviço está sendo oferecido pela Oncologia, é o “Ambulatório da dor”. O objetivo do atendimento é oferecer ao paciente um tratamento mais especializado para a dor oncológica.
“Vale a pena destacar um novo serviço que passamos a oferecer que é o Ambulatório da Dor. O atendimento é feito por uma médica anestesiologista, especialista no tratamento da dor, onde ela realiza procedimentos nos pacientes para aliviar e tratar a dor, utilizando equipamentos de ultrassom e monitor de multiparâmetros, todos com tecnologia de última geração. Além disso, oferecemos para o tratamento de dores menos graves o serviço de Acupuntura”, afirmou.
Ele salienta que a Unacon-RR oferece hoje 32 serviços diferentes e exclusivos para pacientes com câncer. Na unidade, os pacientes têm acesso a uma gama de serviços, como uma equipe multidisciplinar bastante ampla, formada por médicos, fisioterapeutas, assistentes sociais e nutricionistas, entre outros.
Sobre a Unacon-RR
Inaugurada no dia 8 de julho de 2006, a Unacon-RR tem sido importante na vida de muitas pessoas. Além de atender as demandas locais, a unidade também atende pacientes vindos de outras localidades, sejam eles do território nacional ou de outros países.
A Unacon-RR também foi a primeira unidade da rede estadual a dispor de prontuário eletrônico. A novidade foi implantada em 2018, ajudando a dinamizar os serviços realizados pelas equipes que atuam no atendimento ao paciente.
A unidade atende pacientes acima de 18 anos, pacientes entre 13 e 18 anos devem ser encaminhados para TFD (Tratamento Fora de Domicílio) para Serviços de Oncologia Pediátrica e abaixo de 13 anos são de responsabilidade do município de Boa Vista.
A Unacon-RR está situada dentro do HGR, que fica na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, nº 1.364, bairro Aeroporto. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Para se cadastrar na unidade é preciso ter a biópsia positiva, encaminhamento, RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).
SERVIÇOS OFERECIDOS
Cancerologia Cirúrgica;
Cancerologia Clínica;
Cirurgia de Cabeça e Pescoço;
Cardio-oncologia;
Clínica Médica;
Anatomia Patológica;
Cirurgia Plástica;
Cirurgia Torácica;
Cirurgia Geral;
Coloproctologia;
Ginecologia;
Mastologia;
Hematologia;
Urologia;
Radio-oncologia;
Cuidados Paliativos e Visita Domiciliar;
Farmácia;
Fisioterapia;
Fonoaudiologia;
Enfermagem;
Educação Física;
Nutrição;
Psicologia;
Odontologia;
Serviço Social;
Ambulatório de Ostomizados;
Anestesiologia e Clínica da Dor;
Acupuntura;
Central de Quimioterapia;
RHC (Registro Hospitalar de Câncer);
CAPO (Centro de Apoio ao Paciente Oncológico);
Grupos de Apoio para pacientes e familiares.
GRUPOS DE APOIO
Grupo de Apoio Psicossocial para Familiares e Acompanhantes;
Grupo de Apoio Psicossocial para Familiares de Pacientes em Cuidados Paliativos;
Grupo de Apoio Psicossocial para Homens;
Grupo de Apoio Psicossocial para Mulheres com Câncer (Grupo Girassol);
Grupo de Atividade Física em Pacientes em Quimioterapia;
Grupo de Orientação Nutricional para Pacientes em Quimioterapia;
Grupo de Cinesioterapia;
Grupo de Laringectomizados;
Grupo de Pré-Operatório.
Joselinda Lotas